Foram descobertos novos registros de patente que revelam os planos da Yamaha de lançar um novo scooter de três rodas em breve. O modelo utiliza o mesmo sistema de inclinação de rodas visto no MXT 850 Niken.
As ilustrações aqui apresentadas (abaixo) foram descobertas pelos norte-americanos do Motorcycle.com através de fontes no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia. Elas revelam um scooter de aproximadamente 300cc com a tecnologia “LMW”, sigla em inglês para Inclinação Multi Rodas.
Trata-se de um mecanismo baseado na geometria de um paralelogramo que, através de mecanismo de direção de eixo duplo, as duas rodas dianteiras inclinam-se em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Graças ao pneu extra, o dobro de aderência é conseguida nas curvas.
A tecnologia é a grande atração na Yamaha MXT850 Niken, apresentada em 2017 e que ganhou uma versão estradeira (GT) no Salão de Milão do ano passado. Mas a marca dos diapasões sempre disse que isso não seria apenas uma experiência curiosa. Outros modelos viriam nos próximos anos.
Aliás, ao lado da Niken GT exposta no Salão havia um protótipo de scooter, chamado de “Yamaha 3CT”. Ao comparar suas fotos com os novos registros, podemos ver que trata-se exatamente do mesmo modelo, com pequenas mudanças no para-brisa e no assento, além da adesão de todos os itens obrigatórios, como piscas e suporte de placa.
Esse não é o primeiro scooter de três rodas da Yamaha. A marca japonesa oferece, em alguns mercados, os modelos Tricidy de 125 e 155 cilindradas, que inclusive introduziram a tecnologia LMW. E o design do “3CT” é claramente inspirado na mesma família.
O protótipo utilizava o motor “Blue Core” de 300cc da Yamaha, o mesmo utilizado no scooter XMAX 300, capaz de produzir 27,6 cv a 7.250 rpm e 2,95 kgf.m de torque a 5.750 rotações. A expectativa é de que o propulsor continue no modelo de produção, que tem tudo para ser apresentado no Salão de Milão desse ano.