Os sistemas de reconhecimento facial para aumentar a segurança já são comuns em smartphones e outros dispositivos. Agora, eles podem dar um salto para o mundo das motocicletas muito em breve.
Utilizar o rosto, o polegar ou o dedo para desbloquear o smartphone ou aplicativo tornou-se bastante comum na última década. Agora, o mesmo deve ser introduzido em motocicletas, com o mesmo propósito: diminuir os roubos e aumentar a segurança.
A fabricante que deu o primeiro passo foi a BMW. O sistema é chamado iFace e usa projeção de listras para construir um mapa 3D das características faciais do proprietário e constrói um modelo virtual do rosto em três dimensões, levando em consideração a profundidade e o contorno.
Também é possível destravar a motocicleta mesmo de capacete, com uma varredura infravermelha de íris e córnea. Para contornar viseiras coloridas, óculos de sol e lentes de contato, o sistema possui um filtro de polarização, que atravessa vidros e plásticos de cor escura para visualizar os olhos do piloto.
Como utiliza infravermelho, o sistema funcionará em qualquer condição de luz, mesmo na escuridão total. Também pode ser configurado para incluir notificações enviadas ao motociclista para avisá-lo se algum vigarista está tentando dar a partida em sua motocicleta.
A expectativa é de que o sistema seja revelado ao público nos eventos de lançamento do final do ano, como o Salão de Milão, integrando o painel já bastante tecnológico das motos BMW, como a R1250GS Adventure ou R1250RT, por exemplo.