A BMW patenteou recentemente um interessante projeto em que uma motocicleta elétrica é recarregada através de seu descanso lateral, o popular pezinho.
A ideia é bem simples: coloque uma plataforma de carregamento sem fio no chão e um receptor no suporte lateral da motocicleta. Estacione-a no local apropriado e simplesmente espere que o aparelho faça o serviço de recarga.
Há uma bobina de fio na plataforma e a passagem de uma corrente elétrica AC que cria um campo eletromagnético oscilante. Outra bobina, desta vez no suporte lateral atua como receptor. Quando entra no campo magnético gera-se uma corrente elétrica que pode ser usada para recarregar a bateria.
Embora a ideia tenha sido tentada em alguns protótipos de carros elétricos, eles têm o problema de terem apenas os pneus de borracha tocando o chão tornando uma recarga desse tipo muito menos efetiva. Motocicletas, no entanto, tem o descanso lateral, que muitas vezes atua até como fio terra.
O recarregamento sem fio ou indutivo é uma tecnologia bem estabelecida. Embora tenha ingressado apenas recentemente em alguns smartphones de ponta, a mesma tecnologia tem sido usada há anos em escovas de dentes elétricas. A solução não é tão veloz quanto um carregador plug-in convencional, mas compensa pela conveniência.
A BMW tem pesquisado bastante sobre motocicletas elétricas. Em novembro foi descoberto outro projeto de um modelo zero emissões completamente revolucionário. No começo desse mês, um protótipo de S1000R com propulsão elétrica foi divulgado. Não há dúvida que os resultados irão aparecer em breve.