As motos da Zero Motorcycles podem não fazer emissões de poluentes, mas não estão imunes à um Recall. Uma investigação apontou que as baterias de alguns modelos da marca californiana podem pegar fogo.
O problema refere-se à arquitetura das baterias que equipam os modelos Zero S, Zero DS e Zero DSP (de polícia) fabricados em 2012. De acordo com a Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), as células podem falhar criando um “evento térmico descontrolado”, mais conhecido como incêndio.
A investigação aponta que as bolsas celulares podem se mover dentro de seus recipientes, fazendo com que suas superfícies acabem se desgastando contra o suporte, criando assim um curto-circuito. Além disso, as baterias não são completamente vedadas, o que permite que ar entre na bateria e, possivelmente venha a corroer as células com umidade.
Em seus documentos de Recall, a Zero Motorcycles cita três instâncias (uma em Hong Kong e duas nos Estados Unidos) onde as baterias fabricadas em 2012 falharam e levaram a um “evento térmico”.
Esse, no entanto, não será um Recall convencional. Devido à maneira como as baterias são projetadas, não é possível uma simples substituição. A Zero Motorcycles recomprará todas os modelos que vendeu e oferecerá aos proprietários afetados a substituição por uma motocicleta zero quilômetro.
Além disso a Zero aconselha os clientes, com efeito imediato, que não viajem e não carreguem os modelos, a partir de agora. Os revendedores providenciarão o transporte das motos até as concessionárias, sem nenhum custo para o cliente. Eles pretendem notificar os proprietários das 218 unidades envolvidas até o final do mês.