Jonathan Rea está a apenas 35 pontos de conquistar seu quarto título mundial consecutivo e igualar a marca histórica de Carl Fogarty. Veja aqui o que o britânico precisa fazer para garantir o campeonato na primeira bateria do Grande Prêmio da França, no próximo sábado (29).
Com a dupla vitória conquistada na última rodada em Portugal, Rea chegou a impressionantes 420 pontos abrindo 116 de vantagem para seu principal rival, Chaz Davies, da Ducati e 136 de Michael van der Mark, que corre pela Yamaha. Só que apenas 150 pontos ainda estão em jogo até o final da temporada.
Apesar da enorme vantagem, Rea ainda não depende apenas de si mesmo para ser campeão na França. O britânico precisa abrir uma vantagem de nove pontos para Davies, chegando a um total de 125 pontos de diferença para levar o caneco na primeira bateria de Magny Cours.
Para que isso aconteça, Rea precisa ganhar a corrida e torcer para que Davies não seja segundo colocado. Se o britânico da Kawasaki chegar em segundo, ainda pode ser campeão mas, para isso, o galês da Ducati não pode estar entre os quatro primeiros.
Para Davies a chance de título é absolutamente remota. Mesmo que vença todas as cinco corridas que restam até o final da temporada e que Rea não marque pontos em nenhuma delas, o britânico da Kawasaki ainda levaria o título, pois apesar de ficarem empatados nos pontos, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, ainda favorável ao líder do campeonato.
Mas o que está claro é que não importa o que acontecer no sábado, ainda resta mais uma corrida no domingo e Rea só precisa adicionar um total de 35 pontos entre as duas baterias para deixar a França com o quarto título no bolso, independente do que os outros fizerem.
Com quatro títulos, Rea se igualaria ao lendário Carl Fogarty, até então o único com quatro campeonatos no Mundial de Superbike (1994, 1995, 1998, 1999) e ainda um grande ícone na Grã-Bretanha. Contudo, o feito do britânico da Kawasaki pode ser ainda mais impressionante, pois o faria de forma consecutiva e lutando contra um regulamento concebido para destroná-lo.