Toprak Razgatlioglu venceu hoje (21) a corrida 2 do GP da Holanda de WorldSBK em Assen. Em uma disputa intensa até a última volta, o turco superou Alvaro Bautista e Remy Gardner, que conquistou o seu primeiro pódio.
O grid de largada para a segunda corrida de Superbike em Assen mudou drasticamente devido à Superpole Race disputada pela manhã. Alvaro Bautista (Ducati) largou da pole, ao lado do seu companheiro de equipe, Nicolò Bulega e de Alex Lowes (Kawasaki).
Originalmente na pole positon, Jonathan Rea (Yamaha) largou em quinto e Razgatlioglu (BMW) em uma distante nona posição. Quando a corrida começou, às 14h00 locais, fazia 11 graus ambiente e o asfalto estava seco. Mas a previsão indicava chuva para dali a 20 minutos.
Felizmente caíram apenas algumas gotas que não afetaram a corrida. Desde a primeira volta houve uma dura disputa pela liderança. Bautista começou na frente, seguido de Andrea Locatelli (Yamaha), que empurrou Bulega para terceiro.
Na volta seguinte, Gardner (GMT Yamaha) também ultrapassou Bulega e na volta seguinte foi a vez de Razgatlioglu. Rea ficou para trás e acabou caindo em uma disputa com seu ex-companheiro de equipe Alex Lowes. Apenas o hexacampeão conseguiu continuar.
Gardner e Razgatlioglu não demoraram a ultrapassar Locatelli, assim como Andrea Iannone (GoEleven Ducati). Mas a disputa foi bem justa. Na 13ª volta, os sete primeiros colocados estavam separados por apenas um segundo e com tempos de volta quase idênticos.
As últimas voltas resumiram-se a um duelo épico entre Razgatlioglu, Bautista e Gardner, com o turco surpreendendo ambos na volta final. É sua primeira vitória em Assen, assim como da BMW. Mas apenas o bicampeão espanhol subiu no pódio em todas as corridas do fim de semana.
Isso significa que Bautista sai da Holanda na liderança do campeonato com 123 pontos. Graças à vitória, Razgatlioglu agora é o segundo com 117, a frente de Bulega com 109. O campeonato de 2024 está se mostrando bem disputado até agora.
GP da Holanda de WorldSBK – Corrida 2 (10 primeiros)
- Toprak Razgatlioglu (TUR) BMW
- Alvaro Bautista (ESP) Ducati + 0,625 seg
- Remy Gardner (AUS) Yamaha + 1,022
- Andrea Iannone (ITA) Ducati + 3,120
- Andrea Locatelli (ITA) Yamaha+ 3,217
- Sam Lowes (GB) Ducati +5,174
- Dominique Aegerter (SUI) Yamaha + 5,538
- Nicolò Bulega (ITA) Ducati + 6,337
- Michael vd Mark (HOL) BMW + 8,059
- Xavi Vierge (ESP) Honda + 19,453