Toprak Razgatlioglu testou ontem (21) pela primeira vez a Yamaha YZR-M1 de MotoGP no circuito de Aragão. O piloto turco, campeão do Mundial de Superbike em 2021 ficou impressionado com o que viu: “completamente diferente da minha R1“.
Razgatlioglu aproveitou um teste privado de MotoGP na pista espanhola e completou 40 voltas, antes das atividades serem interrompidas mais cedo por causa da chuva. O turco de 26 anos foi acompanhado e recebeu dicas do piloto de testes da Yamaha, Cal Crutchlow.
“Este foi o meu primeiro dia na Yamaha M1 e senti-me completamente diferente da minha R1. Mais potência, eletrônica diferente, caixa de câmbio perfeita, tudo isso é completamente novo para mim. A cada volta aprendi mais, porque não é tão fácil adaptar-se à máquina de MotoGP“, disse Razgatlioglu. “Felizmente, eu tinha Cal Crutchlow à disposição para dar conselhos e ele foi capaz de me ajudar muito. A moto está boa, especialmente na reta, onde é muito rápida, e foi interessante experimentar os freios de carbono.“
Razgatlioglu começou com uma saída de 12 voltas para compreender os diferentes pneus, antes de completar passagens mais curtas depois. Isso permitiu que a equipe de testes da Yamaha MotoGP fizesse ajustes de configuração na M1 com base no feedback do piloto, além de analisar os dados coletados.
“As condições estavam muito quentes hoje, então nos limitamos a fazer cinco ou seis voltas após a saída inicial de 12 voltas para ter uma primeira sensação da moto. Quando vejo as MotoGP na televisão aqui em Aragão, dá para ver que é um pouco ondulado, e pude sentir isso aqui hoje. Não é tão ruim, você tem que manter o gás aberto para passar pelas ondulações, porque se você fechar fica mais instável“, disse Toprak. “No geral, um teste muito positivo, mesmo que tenha sido interrompido pela chuva esta tarde, o que significa que não fiz tantas voltas quanto gostaria. Gostei muito de pilotar a moto de MotoGP, muito obrigado à Yamaha por me permitir esta oportunidade.”
O teste ocorreu apenas algumas semanas depois que Razgatlioglu conquistou sua primeira vitória na temporada 2022 em Misano. Embora Lin Jarvis, chefe de equipe da Yamaha de MotoGP tenha confirmado que “não há vagas” na Categoria Rainha em 2023, a estrela turca continua entre os cotados para 2024, quando a marca dos diapasões tiver uma nova equipe satélite.