O contrato entre Toprak Razgatlioglu e Yamaha para o Mundial de Superbike (WorldSBK) expira após a temporada de 2023. E o turco já não esconde de ninguém que está trabalhando para estar na MotoGP em 2024, não necessariamente com a marca dos diapasões.
Em entrevista ao diário alemão Speedweek, Razgatlioglu admitiu que ele e o seu empresário, o ex-piloto turco Kenan Sofuoglu estão em negociações para garantir um bom lugar na MotoGP na próxima temporada. A vaga de Franco Morbidelli é o objetivo. Mas se não der, vão tentar outras.
“Ainda não há nada a anunciar, mas agora tenho o sonho de pilotar na MotoGP. Em 2021 fui campeão nas Superbikes, agora olho para a MotoGP. Por que eu não deveria tentar lá?” disse Razgatlioglu, que testou a YZR-M1 no ano passado e não entrou esse ano porque Morbidelli ainda está sob contrato.
“Como piloto da Yamaha, tenho a melhor chance na Yamaha. Agora, eles têm espaço para mim na equipe de fábrica para o próximo ano. Se isso não funcionar, podemos procurar outras equipes. Talvez eu fique no WorldSBK. O meu plano e o meu sonho é lutar pelo título de MotoGP ou por pódios“, garante.
Isso não quer dizer que ele não saiba das dificuldades: “Sei que todos lá são muito fortes e muito unidos. Talvez meu primeiro ano não fosse fácil e eu fosse mais forte no segundo ano. Eu não sei. A MotoGP é muito diferente da Superbike, os pneus também são diferentes e eu teria que me adaptar.”
Sobre outras possibilidades, Razgatlioglu elogia a Aprilia: “É uma moto muito boa, eles melhoraram muito“, observou Toprak. “Talvez eu assine com a Yamaha novamente, talvez eu vá para outra marca. Ainda é muito cedo para dizer, uma decisão provavelmente não será tomada até o meio do ano.“