Estranhamente, a ida de Toprak Razgatlioglu para a MotoGP não parece tão garantida a essa altura. Surgem rumores de que o veloz turco poderia ficar no WorldSBK em outra equipe de fábrica, notadamente a BMW Motorrad.
Razgatlioglu, que foi campeão pela Yamaha no WorldSBK em 2021, é considerado um dos pilotos mais promissores da atualidade e já testou uma MotoGP duas vezes. A última no mês passado em Jerez, onde toda a cúpula da marca japonesa estava presente para assisti-lo.
Mas o que parecia ser a chave que faltava para Razgatlioglu selar a sua ida para a MotoGP parece ter o afastado ainda mais. E quem revela isso é o seu próprio empresário, o tetracampeão do World Supersport, Kenan Sofuoglu, que diz abertamente a seu pupilo ficar no WorldSBK.
“Preparamos Toprak para ser uma estrela no WorldSBK, não na MotoGP“, disse Sofuoglu nas últimas semanas. “No Campeonato Mundial, ele será apenas mais um rookie, mais um estranho, e eles não valorizam quem não se criou lá da mesma maneira“, explicou.
Há também um componente financeiro nisso. A Yamaha teria oferecido cerca de 1,5 milhão de euros, proposta que foi rejeitada pelos turcos. Essa quantia, no entanto, seria mais do que os 1,2 milhão + bônus por pontuação de Jonathan Rea, na Kawasaki e ficaria atrás apenas de Alvaro Bautista, na Ducati.
Isso gerou um impasse e, como o contrato de Razgatlioglu com a Yamaha encerra-se no final de 2023, eles já teriam aberto negociações com outras fabricantes no GP da Catalunha, realizado no último final de semana, conforme confirmou Sofuoglu.
“Temos uma oferta da BMW e Toprak tem a BMW em alta consideração“, disse Sofuoglu em Barcelona. “Rejeitamos uma oferta da Yamaha porque eles não ofereceram o que queríamos. Já disse a eles que se não chegássemos a um acordo na Catalunha começaria a negociar com outras marcas“, completou.
Razgatlioglu pode ser a última cartada da BMW para manter seu projeto de WorldSBK vivo, já que a marca alemã é a última no campeonato de construtores e a única que ainda não subiu ao pódio. De fato, seu melhor resultado é um sexto lugar.
Outro indício de que as coisas caminham para esse lado é que o relacionamento entre a BMW e seu principal piloto, Scott Redding, que nunca foi bom, parece definitivamente rompido. “Sinto falta de vencer. Sinto falta de lutar no topo. Essa é a realidade“, disse o britânico em Barcelona.