Toprak Razgatlioglu falou pela primeira vez sobre a decisão de abandonar a Yamaha e o sonho de correr na MotoGP em 2024. O turco afirma que a partir do próximo ano estará totalmente comprometido em ser campeão com a BMW.
Razgatlioglu e a equipe Yamaha deram uma entrevista coletiva ontem (1), primeiro dia de atividades do Grande Prêmio de San Marino de WorldSBK, no circuito de Misano. O campeão de 2021 explicou melhor porque a ida para a MotoGP não deu certo.
“Depois do teste que fiz em Jerez, falei com o Kenan [Sofuoglu, empresário] e juntos tomámos esta decisão. Não encontrei a confiança necessária com a MotoGP, e discuti isso com o Kenan. Agora só quero pensar em terminar esta temporada com a Yamaha da melhor forma possível“, esclareceu Razgatlioglu.
“Não foi fácil [tomar a decisão de sair]. Eu estava pensando no paddock da MotoGP e não havia muitos lugares disponíveis no próximo ano. O problema é que, depois de quatro anos, não é fácil deixar a Yamaha. Talvez, no futuro, voltemos a estar juntos“, completou.
Razgatlioglu admitiu que continuar com a Yamaha no WorldSBK no próximo ano era algo que o “entediava” e precisava de um novo desafio. Desafio esse que será tornar a BMW M1000RR, atualmente a última moto de fábrica no campeonato, em uma máquina vencedora, possivelmente campeã.
“Antes de assinar, conversei muito com o Kenan. Disse a ele que para continuar nas Superbikes queria ir para uma equipe diferente. Ele sempre me motiva 100%. É um grande sonho para o Kenan e para mim. Talvez em 2024 possamos já estar lutando pelo título. Espero que possamos conquistá-lo“, sonha Toprak.
“Me sinto mais motivado porque ouço algumas pessoas dizerem que [a BMW] não é uma moto vencedora, não é fácil e não há bons resultados, etc. Ouvir essas coisas me motiva ainda mais. Esta moto tem potencial para vencer. Este é um novo sonho para mim, não será fácil“, reconhece.
Antes, no entanto, Razgatlioglu quer encerrar sua passagem pela Yamaha da melhor maneira possível. E não pensa mais na MotoGP: “Quando assinei com a BMW deixei de pensar na MotoGP, estou focado exclusivamente no WorldSBK. Estou ansioso para começar este fim de semana e jogar minhas melhores cartas em Misano“.