Toprak Razgatlioglu foi o mais rápido hoje (12) no primeiro dia de treinos para o GP da Inglaterra de WorldSBK no circuito de Donington Park. O turco deixou para trás Danilo Petrucci e Nicolo Bulega da Ducati. Alvaro Bautista caiu.
Razgatlioglu (BMW) parece recuperado do seu acidente em treinos particulares na semana passada. Pela manhã, ele já havia sido o mais rápido com o tempo de 1min26s419 minutos. Para efeito de comparação, o recorde estabelecido por Álvaro Bautista no ano passado é 1min25s896.
Apesar das nuvens escuras não choveu e a segunda sessão de treinos livres decorreu normalmente com pista seca. Alex Lowes (Kawasaki) começou na frente com o tempo de 1min26s653, mas Razgatlioglu logo o superou com 1min26s091.
O circuito de Donington Park ganhou uma nova camada de asfalto desde o ano passado e é muito provável que vejamos recordes neste fim de semana. Nos primeiros 15 minutos, apenas quatro pilotos ainda não haviam melhorado seus tempos.
Na metade da sessão de 45 minutos, Razgatlioglu continuava a liderar, à frente de Alex Lowes, Andrea Locatelli (Yamaha), Nicolò Bulega (Ducati) e Jonathan Rea (Yamaha). Bautista tinha acabado de subir para o segundo lugar quando perdeu o controle da dianteira na primeira curva.
Dez minutos antes do final, os pilotos partiram para o seu último ataque e Bulega, subiu para o segundo lugar a 0s225 de distância de Toprak. Enquanto perseguia o campeão do WorldSSP, Andrea Iannone (Go Eleven Ducati) caiu em sua volta rápida.
Nos últimos três minutos, o cronômetro mostrou muitos setores vermelhos, mas o tempo de Razgatlioglu resistiu a todos os ataques. Apenas Danilo Petrucci (Barni Ducati), que também se recupera de um forte acidente, conseguiu superar o tempo de Bulega e ficar em segundo lugar.
Alex Lowes, Scott Redding (BMW), Bautista, Locatelli, Sam Lowes (Marc VDS Ducati) e Axel Bassani (Kawasaki) completaram o top 10. Rea novamente ficou para trás nos últimos minutos, mas está a 0s8 do líder, o que o coloca no páreo nesta que é a sua corrida de casa.
Para a Honda, a sexta-feira foi catastrófica: Tarran Mackenzie foi o piloto da marca mais rápido… na 19ª posição. Os pilotos de fábrica Xavi Vierge e Iker Lecuona, bem como o companheiro de Mackenzie, Adam Norrodin, alinharam atrás de Philipp Öttl (20ª).