Toprak Razgatlioglu ficou muito satisfeito com os primeiros testes com a BMW M1000RR que vai utilizar em 2024. O turco ficou especialmente impressionado com a potência da máquina alemã.
Os pilotos do Mundial de Superbike testaram, nos últimos dias, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal. Razgatlioglu deu poucas voltas no domingo e mais algumas na tarde de segunda-feira, quando tomou mais conhecimento da BMW M1000RR.
“A BMW é incrivelmente rápida nas retas”, disse após sua primeira impressão do motor de quatro cilindros em linha. “É a primeira vez que sinto potência. Se eu conseguir pilotar em boas condições, acredito que posso conseguir tempos de volta fortes. Minha sensação com a roda dianteira é muito melhor nas curvas. A tração é muito boa e o motor tem potência. Talvez precisemos melhorar nas curvas. Parece que está tudo bem. Não estamos longe, estamos chegando.”
“Com a Yamaha sempre tentei inclinar mais por causa dos wheelies, mas não tenho que brigar com a BMW. No geral estou satisfeito, foi um teste muito positivo. Sinto que a moto está muito melhor porque a rodei pela primeira vez no domingo, mesmo que tenham sido apenas onze voltas“, adicionou.
Choveu na segunda-feira e várias opções de acerto foram testadas em piso molhado. Razgatlioglu descreveu as suas sensações como “muito boas” e também ficou satisfeito com os seus tempos de volta, apesar de já ter batizado a M1000RR com um pequeno acidente.
“Tive um acidente estranho na curva 5”, disse ele. “Tentei frear forte, a roda traseira subiu, desceu e depois começou a escorregar muito. Caí para o lado esquerdo, não foi um grande acidente. Depois disso continuei andando para ter certeza de que entendia a moto. Depois de quatro anos na Yamaha, a BMW é completamente diferente, estou começando a me adaptar. Senti que a frente estava muito melhor do que antes e o freio-motor é incrível. Usamos um mapeamento diferente, agora eu os sinto.“
Na noite de segunda-feira, a equipe ROKiT BMW Motorrad Motorsport fez as malas e foi para Jerez, a 350 quilômetros de distância, onde Razgatlioglu e seu companheiro de equipe Michael van der Mark testarão hoje e quarta-feira. São os últimos testes antes da pausa de fim de ano.