No mesmo dia em que anunciou a sua saída da Yamaha, Toprak Razgatlioglu confirmou que está mesmo de mudança para a BMW Motorrad em 2024. Isso significa o veloz turco não será visto na MotoGP no próximo ano.
Campeão no WorldSBK pela Yamaha em 2021, Razgatlioglu é considerado um dos pilotos mais promissores do campeonato e chegou a ser considerado uma opção para ocupar a vaga de Franco Morbidelli na MotoGP no próximo ano. Mas as partes não chegaram a um acordo.
Ao mesmo tempo que isso acontecia, a BMW Motorrad aproximou-se com uma proposta mais interessante. Razgatlioglu, agora, tem a missão de levar a marca alemã, presente no WorldSBK oficialmente desde 2019, a vitórias e títulos.
“Toprak é sem dúvida um dos melhores pilotos no momento, o que ele provou, não apenas ao conquistar o título de 2021, mas também por ser uma grande personalidade fora das pistas. Estamos convencidos de que Toprak se estabelecerá na família BMW muito rapidamente. Estamos ansiosos pela nossa colaboração e pelo nosso futuro juntos“, disse Marc Bongers, diretor da BMW Motorrad Motorsport.
“Bem-vindo à família BMW Motorrad Motorsport, Toprak Razgatlioglu. Estamos muito satisfeitos em recebê-lo em nossa equipe de fábrica a partir da próxima temporada. Estou muito orgulhoso por Toprak ter optado por ingressar na BMW. Este é um passo avançado para o nosso projeto e um forte compromisso com o WorldSBK“, disse o CEO da marca, dr. Markus Schramm.
Ter uma declaração do próprio CEO da BMW Motorrad, Markus Schramm nesse anúncio, é algo significativo. Quer dizer que os alemães estão investindo pesado para vencer no WorldSBK e melhorar sua participação, que até agora é pífia: um sexto lugar como melhor resultado.
A permanência de Razgatlioglu no WorldSBK também significa uma nova esperança para Franco Morbidelli renovar o seu contrato com a Yamaha, que se encerra no final de 2023. O italiano, que tem ligações com o Brasil, ainda luta para se firmar na equipe de fábrica, ao lado de Fabio Quartararo.