Raul Fernandez participou do teste coletivo de Valência ontem (28) e experimentou pela primeira vez a Aprilia RS-GP 2023. O espanhol gostou muito da moto e ficou em 5ª lugar no final do dia. Miguel Oliveira tem, portanto, motivos para ficar entusiasmado?
As primeiras horas após o término da temporada foram de pesadelo para os membros da equipe CryptoDATA RNF Racing, que subitamente perdeu seus slots para 2024 devido a denúncias de dívidas com a Dorna e contratos não cumpridos.
Por isso, a equipe foi impedida de participar dos testes vitais para 2024. Mas Fernandez, que tem o seu salário pago pela Aprilia, estava apto a participar, nos boxes da equipe oficial, que contou com outros três pilotos: Maverick Viñales, Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori. Oliveira se recupera das lesões sofridas na Sprint Race do GP do Catar.
Enquanto o piloto de testes Savadori experimentava o protótipo RS-GP 2024 (com um quadro inteiramente em fibra de carbono), Fernandez conhecia o modelo 2023, após passar o ano com a máquina do ano passado, queixando-se de equipamentos usados.
Após completar 64 voltas ao longo do dia, Fernandez viu-se com o quinto tempo mais rápido, logo atrás da sensação Marc Márquez, em sua estreia pela Ducati e a apenas 0s263 da melhor marca estabelecida por Viñales, com outra RS-GP 2023.
“Foi um dia incrível, não foi? Não sei porquê, mas sinto-me muito bem”, disse Fernandez, que não sorria assim há mais de um ano. “Partimos de manhã com a moto velha, por isso estávamos rapidamente no mesmo ritmo e tempo de volta do fim de semana. Mas assim que subi para a nova moto fiquei cada vez mais rápido. No final, o tempo da volta foi um segundo melhor que o do corrida, apesar de ter sido um dia difícil, com muita dor e temperaturas baixas.“
“Estou feliz com o nosso desempenho porque o ritmo foi muito melhor. A sensação com a moto e principalmente a confiança na frente é muito melhor. No geral, me sinto muito confortável nesta motocicleta. A Aprilia fez um bom trabalho com esta moto. Para mim, o desenvolvimento está na direção certa e sabemos o que temos de fazer para nos tornarmos ainda mais competitivos. Acho que também dei um feedback muito bom aos engenheiros hoje, para que eles saibam onde ainda precisam ajudar no inverno“, adicionou o vice-campeão da Moto2 em 2021.
E onde a RS-GP precisa melhorar? “Não gosto de como o motor reage quando abro o acelerador. Como resultado, o comportamento da direção sofre um pouco. Mas isso não é um problema para mim porque coloco a carga principalmente no pneu dianteiro. Definitivamente temos que melhorar se quisermos alcançar a Ducati“, concluiu o piloto de 23 anos.
Com os trabalhos em 2023 definitivamente encerrados, a questão agora, para eles, é encontrar uma nova gerência para a equipe cliente da Aprilia, que no momento não tem nome nem patrocinador principal. O norte-americano Justin Marks, piloto e proprietário da equipe Trackhouse NASCAR, é o mais cotado para assumir os contratos da CryptoDATA RNF Racing.