A casa de leilões Iconic Auctioneers anunciou que uma Ducati 916 Senna III será leiloada na Inglaterra em abril. O tricampeão de Fórmula 1 brasileiro, cuja trágica morte completará 30 anos, era um grande fã das motos italianas.
Senna era amigo dos irmãos Castiglioni e proprietário de uma Ducati 851. Poucos meses antes de sua morte, em 1ª de maio de 1994, o tricampeão concordou com a produção de uma edição limitada da novíssima 916, que levaria o seu nome.
A intenção era que o lucro obtido com a venda da edição especial fosse revertido para a entidade beneficente que Senna estava montando. O acidente, na sétima volta do GP de San Marino daquele ano, impediu o brasileiro de ver essa realização.
A sua instituição de caridade, que foi criada sob o nome de “Instituto Ayrton Senna” começou a funcionar em novembro de 1994. A Ducati continuou o desenvolvimento da moto e a “916 Senna” foi lançada no Salão Automóvel de Bolonha em dezembro daquele ano.
Duas edições subsequentes foram lançadas: Senna II em 1997 e Senna III no final de 1998, com a receita das vendas sendo revertidas para o Instituto Ayrton Senna. É uma dessas últimas, chassi número 168 de 300 que está indo a leilão na Inglaterra.
Com 21.292 milhas no hodômetro, a unidade em questão deve apenas dois proprietários, sendo que o atual possui a motocicleta desde 2001. A pintura, toda cinza com o logotipo distinto ‘Senna’ na carenagem, é original.
A 916 Senna vem ainda com o sistema de escapamento original, um cavalete, um carregador de bateria Optimate e um “extenso” histórico de serviço, bem como documentos adicionais, incluindo notas de inspeção veicular e recibos antigos. Saiba mais clicando aqui.