A rápida adaptação de Maverick Viñales à Yamaha deixou a equipe impressionada, especialmente Ramon Forcada. Acostumado a trabalhar com Jorge Lorenzo, o chefe dos mecânicos disse que o espanhol é detalhista e sabe exatamente o que quer.
Vindo da Suzuki, Viñales não encontrou grandes dificuldades para pilotar a nova Yamaha YZR-M1, que pertencia a Lorenzo. O piloto de 21 anos anotou a volta mais rápida nos testes de Valência (Espanha) e Phillip Island (Austrália).
“Maverick é um cara que sabe exatamente por que ele está aqui. Ele gosta de trabalhar e cuidar de todos os detalhes “, disse Forcada, ao Speedweek. “Ele sabe exatamente o que quer e o que a Yamaha quer dele. Nos primeiros dias, ele me disse: ‘Na Yamaha não há nenhum número 2, se você está nessa equipe é para ganhar’”, contou.
Forcada ainda destacou a precisão de Viñales na descrição do comportamento da moto: “Para nós, é muito importante nos dizer quando algo não está funcionando corretamente. Isso é uma vantagem, porque se ele não dissesse claramente, não conseguiríamos encontrar o caminho certo”, explicou.
Apesar de impressionado, Forcada preferiu manter os pés no chão com relação ao título: “A temporada é longa e complicada. Se eu tivesse sido convidado, no ano passado, a eleger o meu favorito para o título, todo mundo saberia de forma bem clara”, referindo-se a Lorenzo. “Mas o favorito não ganhou no final“, lembrou. O espanhol finalizou o ano apenas em terceiro.