Os organizadores do Rali Dakar divulgaram nos últimos dias, a rota da edição 2024, a 46º em sua história. Mais uma vez, os competidores darão uma volta gigantesca pela Arábia Saudita, que pode estar sediando o seu último evento.
Quando se despediu da América do Sul em 2019, a organizadora do Dakar, ASO anunciou a mudança para Arábia Saudita a partir de 2020 em um contrato de cinco edições, que se encerra no próximo ano. O que virá depois disso ainda é uma incógnita.
Em 2024, o prólogo se dará na cidade de Alula, em 5 de janeiro, com a chegada em Yanbu, no dia 19 do mesmo mês, a apenas 300 km de distância, na costa do Mar Vermelho. Antes disso, no entanto, os competidores darão uma volta enorme pelo país completando uma distância total de 5.000 km.
Os organizadores prometem dar continuidade à linha da edição mais pesada introduzida esse ano, no entanto, muito território familiar surgirá. Cerca de 60% da edição de 2024 é composta por rotas completamente novas, o que significa, também, que 40% já foram visitados.
Um estágio de 48 horas será introduzido sob o nome de “48H Chrono Stage”. É em parte comparável à conhecida etapa maratona, mas com uma diferença importante: os participantes têm 48 horas para percorrer a distância total de 600 quilômetros.
O participante deve parar em bivouacs pré estabelecidos para pernoitar, sem a ajuda da equipe durante a noite. Durante esse período, eles ficam sem contato com o mundo exterior e sem saber a posição que ocupam. Apenas as 07h00 do dia seguinte eles podem completar o resto da etapa.
Motos e quadriciclos terão um percurso diferente dos carros e caminhões, o que significa que é preciso fazer muita confusão para poder prestar assistência. Além disso, será introduzida uma categoria experimental, a “Dakar Future Mission 1000”, com hidrogênio ou eletricidade como fonte de energia.