A equipe Husqvarna está preparada para enfrentar a 41º edição do Rali Dakar, que em 2019 será disputado exclusivamente no Peru. A marca sueca terá apenas dois pilotos oficiais.
O principal deles continua sendo Pablo Quintanilla, chileno de reputação consolidada como um dos mais regulares e eficientes do off-road, já com dois títulos mundiais de Rali Cross-Country. Uma lesão atrapalhou sua temporada 2018, onde ficou com o vice-campeonato.
“Eu realmente quero fazer bonito no próximo Dakar, me sinto ótimo e minha motivação é realmente alta“, garante Quintanilla. “O Dakar é a corrida mais importante da temporada e estamos todos trabalhando duro para esta corrida. Meu objetivo é dar 100% do meu esforço em cada dia e em cada etapa. Isto é o que me fará feliz e também me permitirá lutar pela vitória total. O Dakar 2019 será mais curto e mais intenso, mas quero fazer o meu trabalho e correr pela vitória“.
O segundo piloto é Andrew Short, texano que participa do Campeonato Norte-Americano de Motocross e que fez a sua estreia no Dakar em 2018. O piloto de 36 anos surpreendeu ao finalizar o difícil evento em 25º e acumulou um conhecimento valioso que pretende aplicar em 2019.
“Aprendi muito durante a temporada de 2018 e agora estou pronto para aproveitar bem essa experiência no Dakar“, disse Short. “Eu tive um bom tempo de corrida e pude estudar a estratégia dos melhores pilotos. No Peru, fui capaz de lutar com eles até o final e isso me dá uma confiança extra, sabendo que o Dakar 2019 acontecerá no Peru. Minha meta não é um número ou lugar, é apenas para continuar disputando com os melhores caras. Quero ser ainda mais competitivo em janeiro e estar o mais próximo possível da frente“.
O chefe da equipe será Pierre Alexandre ‘Pela’ Renet, que era um dos pilotos da Husqvarna até um forte acidente no Deserto do Atacama encerrar sua carreira em 2017. A edição 2019 do Rali Dakar começa no dia 6 de janeiro e acontecerá totalmente em território peruano.