A Husqvarna promete fazer ainda mais bonito no Rali Dakar 2018, que começa em pouco mais de duas semanas. A marca sueca de propriedade da KTM terá duas motos oficiais, uma para Pablo Quintanilla e outra para o novato norte-americano Andrew Short.
Quintanilla vem sendo um dos destaques das últimas edições, tendo chegado em segundo lugar em 2016. Este ano, o chileno garantiu o título do campeonato mundial de Rally Cross Country está confiante de ir ainda mais longe no Dakar 2018.
“Estou realmente ansioso para o próximo Dakar. Foi uma temporada muito boa para mim, estou realmente motivado para ir bem na maior corrida do ano. Todos nós trabalhamos duro para melhorar cada em pequeno aspecto, estou confiante em minha equipe e do que sou capaz. A chave da corrida é saber quando forçar e quando andar de maneira cautelosa. Isso é algo que vem com experiência e leva tempo para entender quando é o momento certo. Estou confiante de que com esta moto e um time tão forte podemos lutar pela vitória em janeiro.” (Pablo Quintanilla)
Ao lado de Quintanilla, a Husqvarna escalou Andrew Short, conhecido piloto norte-americano de motocross e supercross, que fará a sua estreia no Dakar. Para ganhar experiência nesse tipo de competição, o piloto participou do difícil Rali do Marrocos, em outubro.
“Estou realmente entusiasmado por participar do meu primeiro Dakar. A equipe me deu uma ótima oportunidade e mal posso agradecer o suficiente por isso. O Rali de Marrocos foi uma ótima experiência de aprendizagem para mim e desde então não parei de trabalhar. Nós também tivemos bons dias de testes e navegação com Pablo que foram reveladores. O objetivo principal é evitar erros e continuar melhorando minhas habilidades na navegação. Uma das coisas mais emocionantes é o fato de você estar na zona o tempo todo. Uma vez que você nunca sabe o que há depois da próxima curva, toda a experiência se transforma em uma grande aventura.” (Andrew Short)
A motocicleta será a Husqvarna FR 450 Rally, que apesar de ser a mesma do ano passado, passou por uma série de aperfeiçoamentos, a começar pelo peso bastante inferior. O Dakar começa no dia 6 de janeiro em Lima, capital do Peru que volta a fazer parte da corrida. A chegada acontece em Córdoba, Argentina, 15 dias depois.