A BMW apresentou hoje (7) a versão definitiva do scooter elétrico CE04. O modelo surpreende por manter praticamente inalterado o radical e futurista conceito original, que parece ter saído de um filme de ficção científica.
Revelado em novembro do ano passado, o conceito chamou atenção pelo seu design extremamente anguloso e minimalista, daqueles que parecem nunca ver ver a luz do dia. Até roupas especiais e um capacete foram desenvolvidos. Nos últimos meses, no entanto, um protótipo foi flagrado em testes praticamente sem alterações, demonstrando que a BMW estava falando sério.
Mas, por baixo do exterior chocante (sem trocadilhos), o CE04 utiliza uma estrutura bem convencional: quadro de aço tubular com garfos telescópicos de 35 mm na dianteira, braço oscilante de apenas um lado com amortecedor ajustável de pré-carga na parte traseira. Discos duplos de 265 mm com pinças de quatro pistões garantem a frenagem na frente e uma pinça de pistão simples é instalada na parte traseira.
O motor com refrigeração líquida é derivado dos carros elétricos da marca, assim como a bateria de íon de lítio. A potência de pico de 31 kW se equivale a 42 cv e proporciona um 0 a 50 km/h em apenas 2,6 segundos. O torque máximo é de 62 Nm. A velocidade máxima é limitada a 120 km/h. O sistema ainda recupera energia para a bateria durante a frenagens, como acontece nos carros de Fórmula 1.
Em termos de autonomia, o BMW CE04 permite um alcance de pouco mais de 100 quilômetros mantend-se uma velocidade máxima de cerca de 50 km/h. A recarga de 20% a 80% acontece em 45 minutos com um carregador de alta potência. Com um equipamento convencional, no entanto, o modelo leva 4 horas e 20 minutos para ir de 0% a 100%.
O seu painel é uma tela de TFT de 10,25 polegadas, que parece um smartphone deitado. Todos os tipos de combinações de exibição podem ser selecionados, incluindo uma divisão entre funções normais de pilotagem e navegação ou mídia. Naturalmente a peça é capaz de se conectar com o seu dispositivo. Há controle de tração sensível à inclinação, ABS em curvas, controle de deslizamento da roda traseira e 3 modos de pilotagem.
Há ainda compartimentos de armazenamento nas laterais e na frente (inclusive para um capacete exclusivo), além de um espaço à prova d’água para o telefone, com porta de carregamento USB-C e cestos opcionais. Toda a iluminação é baseada na tecnologia LED. O assento estilo “tábua de passar roupas” do conceito original foi mantido. Faróis adaptáveis e funções de saudação/despedida estão disponíveis a um custo adicional.
O BMW CE04 será oferecido em dois modelos: standard (11.990 euros), na cor branca com elementos pretos e Avantgarde (15.000 euros) na cor cinza magellan metalizado em combinação com preto/laranja, um defletor de vento laranja e grafismos exclusivos. Os pedidos podem ser feitos imediatamente, a entrega está prevista para começar na primavera de 2022.