É de Esteve ‘Tito’ Rabat a pole position para o Grande Prêmio de Jerez de La Frontera, na Moto2. O atual campeão da categoria cravou o tempo de 1min42s874, colocando mais de três décimos de vantagem sobre Alex Rins e Jonas Folger, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
A sessão classificatória foi marcada por diversos acidentes. Takaaki Nakagami, Lorenzo Baldassari, Louis Rossi, Thitipong Warokorn, Randy Krumenacher e o líder do campeonato, Johann Zarco não resistiram à diminuição de aderência no circuito andaluz, devido ao forte calor visto nesse sábado (2). Todos, no entanto, escaparam sem consequências graves.
Ao contrário do que se viu nas primeiras etapas, Rabat parecia muito à vontade com sua Kalex e liderou desde o início. O espanhol foi melhorando pouco a pouco, começando com 1min43s172, baixando para 1min43s075 e finalizando com 1min42s874, muito antes dos dez minutos finais.
A mesma tranquilidade foi vista na segunda posição com Alex Rins. O espanhol conseguiu superar Nakagami e Thomas Luthi ainda na metade do tempo disponível, mantendo-se ali até a bandeirada. A mesma melhora foi feita por Folger, que pulou para terceiro, garantindo um lugar na primeira fila.
Luthi ficou em quarto, Nakagami em quinto e Sam Lowes apenas em sexto. O vencedor da última etapa pareceu se esforçar ao máximo, mas em nenhum momento chegou a ameaçar a pole de Rabat.
Sandro Cortese abre a terceira fila em sétimo, à frente de Axel Pons, que acertou uma grande volta nos minutos finais. Zarco decepcionou, ficando apenas em nono. Julian Simon fecha os dez primeiros. O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli foi discreto, mas também melhorou na fase decisiva, e irá largar na 15º posição. Clicando aqui você confere o grid completo.