A equipe Avintia anunciou hoje (7) a contratação de Esteve ‘Tito’ Rabat para a temporada 2018 da MotoGP. Agora resta apenas uma vaga ainda disponível na Categoria Rainha para o próximo ano.
A mudança de Rabat para a Avintia já era dada como certa há algumas semanas e foi anunciada no paddock do circuito de Misano, onde nesse final de semana acontece o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP.
“Estou muito feliz por assinar com a Avintia e correr com a Ducati em 2018. Agora tenho uma nova oportunidade para demonstrar que posso ser rápido e competitivo na MotoGP. Estarei correndo em uma equipe que eu conheço desde minha infância e com uma moto que eu acho que vai se adequar ao meu tamanho e meu estilo com perfeição. Esta é uma ótima oportunidade e vou fazer o melhor. Vou dar tudo para ser bem sucedido. Quero agradecer a Ducati e Reale Avintia Racing por confiarem em mim.” (Esteve Rabat)
Rabat e o chefe da Avintia, Raul Romero se conhecem há muitos anos. O dirigente foi o responsável por introduzir o espanhol no Campeonato Mundial, ainda pelas 125cc no Grande Prêmio de Valência de 2005. Agora, ele acredita que o piloto de 28 anos vai encontrar a melhor fase de sua carreira.
“Tito é como um filho para mim. Ele pilotou para mim no Campeonato Espanhol e estreou no Mundial com minha equipe. Durante sua carreira, correu em várias equipes, mas sempre volta para casa. Após as 125cc e Moto2, esta é a terceira vez que Tito retorna à nossa equipe, dessa vez na MotoGP. Estou convencido de que este será o pináculo de sua carreira e que obteremos ótimos resultados. Tito é um trabalhador duro e este foi o segredo dele para se tornar campeão na Moto2. Na próxima temporada ele montará uma Ducati GP17, uma moto que está no topo com Dovizioso e que tem sido extremamente competitiva este ano.” (Raul Romero)
Nascido em Barcelona, Espanha em 25 de maio de 1989, Esteve ‘Tito’ Rabat é herdeiro da cadeia de joalherias Rabat, muito famosa na Península Ibérica. O espanhol foi campeão da Moto2 em 2014, até o momento, o auge de sua carreira. Entretanto, desde que estreou na MotoGP em 2016, o piloto não obteve grande destaque, tendo apenas um 9º lugar como melhor resultado.
A confirmação de Rabat na Avintia deixa apenas uma única vaga disponível na MotoGP em 2018, também na equipe de Raul Romero. A segunda Ducati está sendo disputada por Xavier Simeón, Stefan Bradl e Mika Kallio, piloto de testes da KTM que busca voltar a ser titular no próximo ano.