A BMW Motorrad divulgou o seu balanço anual de 2015. Além de fechar o ano com um novo recorde de vendas, os dados revelaram que o R 1200 GS foi o modelo mais vendido, com 18,2 % do volume de vendas.
Foram comercializadas 136.963 motocicletas e maxiscooters BMW em 2015, quebrando pela segunda vez consecutiva o recorde de vendas na casa alemã. O interessante, no entanto, é que apesar dos lançamentos em diversos segmentos, as primeiras posições são todas ocupadas pelas motocicletas com o conhecido motor de dois cilindros boxer.
A R1200GS tradicional é a primeira, com mais de 23.500 unidades vendidas em todo o mundo. Isso significa impressionantes 18,2 % das vendas sozinha. Sua variante mais equipada, a R1200GS Adventure vem em segundo lugar com 18.011 comercializações e 13% de fatia. A mais esportiva R1200RT (com o mesmo motor) vem em terceiro com 8,4%.
O primeiro modelo “diferente” na lista é a S1000RR em quarto lugar, com 9.576 unidades vendidas e 8,4% do volume de vendas. Logo em seguida, outras duas motos com motor boxer, R nineT e R1200R. De forma até surpreendente, a primeira F800 surge apenas em sétimo, seguido da S1000R, F700GS e F800R.
Isso significa que a linha R (R1200GS, R1200GSA, R1200RT e R nineT) é responsável por mais da metade das vendas da BMW Motorrad, ou seja, uma em cada três motocicletas da marca alemã vendidas no mundo. Isso demonstra que os valores tradicionais da montadora continuam falando alto na hora da decisão de compra.
O modelo esportivo de quatro cilindros em linha a obter melhor resultado foi a superbike S1000RR, que apesar da chegada de rivais mais aguerridos (como a nova Yamaha YZF-R1) continua vendendo bem, principalmente nos Estados Unidos (a mais vendida por lá) e – segundo a BMW UK – a superesportiva mais vendida do mundo.
Apesar disso, as esportivas da série S ficaram atrás da série F em volume de vendas. Chama atenção a posição mediana da naked S1000R (8º lugar, 5% do volume de vendas) e da crossover S1000XR (11º, 3,9%). Lançadas para 2015 com grande expectativa, ambas tiveram um desempenho aquém do esperado.
As séries menos representativas foram as dos maxiscooters e dos modelos de turismo premium, com o K1600GT & K1600GTL, cada uma com 4% do volume total. Uma ausência não compreendida é da BMW G650GS. Talvez isso explique a discrepância de aproximadamente 6533 unidades citadas no volume total do relatório e o número total de vendas informado.
Apesar de o mercado brasileiro ter fechado 2015 em queda, as vendas globais de motocicleta só aumentam, com fabricantes europeus ganhando terreno sobre os japoneses. Além da BMW, Ducati, KTM e Husqvarna encerraram o ano passado com novos recordes de vendas.