Com a ida de Toprak Razgatlioglu para a MotoGP, a equipe de fábrica da BMW no WorldSBK está enfrentando uma missão quase impossível: substituí-lo a altura. Por isso nomes de peso estão sendo considerados.
Nas últimas semanas, o piloto mais mencionado como próximo de um acordo com a BMW é Danilo Petrucci. O italiano, que foi piloto de MotoGP entre 2012 e 2021 e venceu o GP da Itália de 2020, corre no WorldSBK há dois anos com uma Ducati Panigale V4R da equipe privada Barni.
Apesar de sempre andar entre os primeiros, Petrucci venceu poucas vezes no WorldSBK, quase sempre ofuscado pelo trio, Razgatlioglu, Nicolo Bulega e Alvaro Bautista. Mas Bautista vai deixar a equipe de fábrica ao final do ano e eles também estão considerando colocar Petrucci em seu lugar.
A BMW também está estudando trazer um piloto de fora do campeonato. O espanhol Aron Canet, que disputa o título da Moto2, é um dos mencionados e o piloto de 25 parece disposto a tentar, já que suas chances de ingressar na MotoGP parecem nulas nesse momento.
Outro piloto que interessa a BMW é Miguel Oliveira. O piloto de 30 anos só tem um contrato de um ano com a Pramac Yamaha e deve sair para a chegada de Razgatlioglu. Uma troca de assentos faria sentido – e poderia ser interessante ao português que não corre por uma equipe de fábrica desde a KTM.
Nos últimos dias, rumores da Itália colocaram Maverick Viñales como um dos interessados. Depois de correr com Suzuki, Yamaha e Aprilia, vencendo corridas com todas elas, o espanhol ingressou na Tech3 KTM esse ano para tentar fazer o mesmo.
De acordo com os italianos, Viñales teria recebido a oferta de três milhões de euros por temporada, mais do que salário atual de Toprak, estimado em cerca de dois milhões por ano. Mas o piloto de 30 anos tem contrato com a KTM até o final de 2026.
“Não estamos discutindo contratos no momento. Esperamos poder anunciar algo nas próximas semanas, mas preferimos não discutir assuntos que ainda não foram assinados. Para ser honesto, estamos analisando todos as possibilidades, temos vários pilotos em mente, mas a decisão final ainda não foi tomada. Saberemos mais durante as férias de verão“, disse o diretor da equipe BMW, Sven Blusch.
O fato é que podem estar sendo estudadas duas vagas. Isso porque o segundo piloto da BMW, Michael van der Mark, também deve ser substituído. O holandês, que corre pela equipe há cinco anos enfrentando muitas quedas (e lesões) pelo caminho já demonstrou não estar apto para substituir Razgatlioglu no mesmo nível.