Nos bastidores, a Aprilia já procura um substituto para o seu funcionário mais bem pago, Jorge Martin, que não deve correr em 2026, apesar de um contrato. A lista de opções é curta.
Pelas suas declarações, Martin deve cumprir suas obrigações contratuais até apenas o estritamente necessário, ou seja, até o fim desse ano. Em 2026, ele deve deixar a Aprilia. Se isso vai ser resolvido amigavelmente ou não, é cena para os próximos capítulos.
O fato é que a Aprilia precisa pensar em um piloto substituto. Marco Bezzecchi, com a sua recente vitória no GP da Inglaterra assumiu o comando. Mas a outra moto não pode ficar sendo conduzida pelo lento piloto de testes, Lorenzo Savadori, por muito tempo.
Levando-se em conta apenas os pilotos que estarão livres ao final do ano, quem temos? Franco Morbidelli tem contrato com a VR46 Racing apenas para 2025. O mesmo se aplica ao piloto da Pramac, Jack Miller. Além deles, os pilotos da Honda, Luca Marini e Johann Zarco. E só.
Vencedor do GP da França, Zarco está em alta, principalmente pelo seu dom de desenvolver uma moto. Mas ele já iniciou conversas positivas com a Honda sobre uma extensão de contrato, que está em fase de reconstrução, e também precisa muito dele.
Marini, é uma opção mais concreta. O irmão de Valentino Rossi está no último ano de seu contrato de dois anos e não há indícios de que vai permanecer. Calmo e técnico porém não muito rápido, o italiano poderia levar conhecimento à Aprilia. Mas é isso que eles querem?
Miller é exatamente o oposto: rápido, porém pouco técnico e um tanto irregular. Um contrato com uma equipe de fábrica pode ser tudo o que o australiano precisa nesse momento. Mas, como vem carregando a Pramac nas costas, presume-se que a equipe queira ficar com ele em 2026.
Nenhum dos nomes enche os olhos, portanto. É preciso olhar além do grid atual e na Moto2, o nome de Manuel Gonzalez não está passando despercebido. O espanhol evoluiu muito rapidamente e vem ganhando várias corridas na classe intermediária liderando o campeonato.
O vencedor do GP da Inglaterra, Senna Agius, também evoluiu em uma velocidade assustadora e o belga de 19 anos já considerado um diamante a ser lapidado. Seja quem for, o novo piloto precisa acompanhar Bezzecchi – e ter orgulho de correr pela Aprilia.