Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Conceitos e Customizações

Que tal uma Yamaha R9? Esse italiano fez uma

Lucas Carioli 19 de maio de 2021


Ainda essa semana, a Yamaha apresentou a YZF-R7, versão esportiva e carenada da MT-07. E como seria se a marca dos diapasões fizesse o mesmo com a MT-09? Um mecânico da Itália resolveu colocar a mão na massa para responder.

Jacopo Marzaro é um mecânico que trabalha na concessionária italiana da Yamaha, Venezia Moto. Em 2014 ele experimentou uma MT-09 pela primeira vez e imediatamente se perguntou o que a motocicleta poderia fazer em uma pista de corrida.

Marzaro pegou uma Yamaha Tracer 900 GT, a versão crossover da MT-09, e arregaçou as mangas. Como era de se esperar, as modificações mais extensas foram feitas no chassi que precisou ser transformado de touring para racing.


O subchassi traseiro não atendia às novas demandas esportivas e teve que ceder espaço completamente. O largo e alto guidão também foi substituído por semiguidões esportivos. O painel original foi uma das poucas coisas oiriginais mantidas.

Um novo conjunto de suspensões Öhlins foi instalado na dianteira e traseira, assim como pinças de freio Brembo GP4 RX em combinação com discos Brembo Supersport. As rodas originais foram substituídas por unidades O.Z de magnésio, com pneus slicks.

A carenagem integral foi inteiramente desenhada e feita pelo próprio Merzaro e mantém o estilo clássico de competição da Yamaha. Uma tampa de tanque adaptada completam as novas linhas. O para-lama dianteiro é em fibra de carbono.

Apesar de ter mantido o motor original, Merzaro fez ainda muitos ajustes finos, como um novo escapamento Akrapovic, um filtro de ar BMC de maior rendimento e um novo mapeamento da ECU, que aumentou a cavalaria de 115 cv para 140 cv.

Além disso, Marzaro descartou e aliviou muitas peças no decorrer da conversão, o que fez a motocicleta emagrecer para meros 155 kg em ordem de marcha. Uma relação peso/potência excelente que deve se refletir no seu desempenho.

E, quem sabe, a história pode se concretizar: Nos últimos meses foi descoberto que a Yamaha efetuou o registro de diversas siglas para a linha YZF, como R2, R4, R5, R8 e R9, além de uma R20. Ou seja, o sonho Merzaro ainda pode virar um modelo de produção.


Tags: Conceitos e Customizações MT-09 Tracer 9 Tracer 900 Yamaha YZF-R9m

Continue Reading

Previous: Husvarna apresenta novo conceito de scooter elétrico
Next: Ducati anuncia pacote de acessórios para a nova Monster

Leia também

BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical
  • Conceitos e Customizações

BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical

23 de maio de 2025
A última invenção maluca da Kawasaki não é uma motocicleta. É um cavalo robô movido a hidrogênio
  • Conceitos e Customizações

A última invenção maluca da Kawasaki não é uma motocicleta. É um cavalo robô movido a hidrogênio

8 de abril de 2025
Ducati Panigale V4 S fica ainda mais exclusiva com os acabamentos Carbon e Carbon Pro
  • Conceitos e Customizações

Ducati Panigale V4 S fica ainda mais exclusiva com os acabamentos Carbon e Carbon Pro

5 de março de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.