Ainda essa semana, a Yamaha apresentou a YZF-R7, versão esportiva e carenada da MT-07. E como seria se a marca dos diapasões fizesse o mesmo com a MT-09? Um mecânico da Itália resolveu colocar a mão na massa para responder.
Jacopo Marzaro é um mecânico que trabalha na concessionária italiana da Yamaha, Venezia Moto. Em 2014 ele experimentou uma MT-09 pela primeira vez e imediatamente se perguntou o que a motocicleta poderia fazer em uma pista de corrida.
Marzaro pegou uma Yamaha Tracer 900 GT, a versão crossover da MT-09, e arregaçou as mangas. Como era de se esperar, as modificações mais extensas foram feitas no chassi que precisou ser transformado de touring para racing.
O subchassi traseiro não atendia às novas demandas esportivas e teve que ceder espaço completamente. O largo e alto guidão também foi substituído por semiguidões esportivos. O painel original foi uma das poucas coisas oiriginais mantidas.
Um novo conjunto de suspensões Öhlins foi instalado na dianteira e traseira, assim como pinças de freio Brembo GP4 RX em combinação com discos Brembo Supersport. As rodas originais foram substituídas por unidades O.Z de magnésio, com pneus slicks.
A carenagem integral foi inteiramente desenhada e feita pelo próprio Merzaro e mantém o estilo clássico de competição da Yamaha. Uma tampa de tanque adaptada completam as novas linhas. O para-lama dianteiro é em fibra de carbono.
Apesar de ter mantido o motor original, Merzaro fez ainda muitos ajustes finos, como um novo escapamento Akrapovic, um filtro de ar BMC de maior rendimento e um novo mapeamento da ECU, que aumentou a cavalaria de 115 cv para 140 cv.
Além disso, Marzaro descartou e aliviou muitas peças no decorrer da conversão, o que fez a motocicleta emagrecer para meros 155 kg em ordem de marcha. Uma relação peso/potência excelente que deve se refletir no seu desempenho.
E, quem sabe, a história pode se concretizar: Nos últimos meses foi descoberto que a Yamaha efetuou o registro de diversas siglas para a linha YZF, como R2, R4, R5, R8 e R9, além de uma R20. Ou seja, o sonho Merzaro ainda pode virar um modelo de produção.