A versátil plataforma da MT-09 continua rendendo criativas versões. A mais nova sugere que a naked tricilíndrica vire uma Big Trail, se tornando uma opção um pouco menor da XT1200Z Super Ténéré.
A ilustração acima foi feita por Oberdan Bezzi, famoso designer italiano já conhecido por versões muito bem feitas de motocicletas atuais. Na imaginação do autor, a MT-09 ganhou rodas raiadas, suspensão elevada e um conjunto óptico semelhante ao da Ténéré 250.
A criação de uma “Ténéné 900” seria uma boa ideia para a Yamaha. Apesar de não possuírem uma Big Trail nessa faixa de cilindrada, o mercado existe, com a BMW F800GS, Honda CFR1000L África Twin e a mais recente (e esportiva) Ducati Multistrada 950.
Não que a marca dos diapasões já não esteja pensando nisso. No Japão, uma empresa de vestuário já algo parecido e o resultado ficou excepcional. No último salão de Milão, eles revelaram a T7, conceito de motocicleta trilheira que tinha como base menor e bicilíndrica MT-07. É de se esperar para ver.