A moda das Café Racers, nunca esteve tão forte como agora. Os designers Daniel Händler e Hans Muth fizeram, em parceria com a Suzuki da Alemanha, um belo modelo exclusivo chamado de “Fat Mile” inteiramente baseado na consagrada Bandit 1250 S.
A escolha da ‘Banditona’ como plataforma foi perfeita: a naked, há quase 20 anos no mercado, é uma espécie de ‘Golf de duas rodas’, reunindo um motor forte e confiável (98 cv e 10,01 mkgf de torque) à um chassi de comprovada robustez e confiabilidade, apesar de já não ser exatamente moderno.
Mas modernidade não é um problema para a quem busca recriar uma Café Racer, certo? Händler e Muth começaram o projeto com apenas uma regra a seguir: motor, quadro e balança não deveriam ser alterados. Quanto ao resto, o céu era o limite. E foi de uma folha em branco que nasceu o conceito da “Fat Mile”.
Pára-lamas dianteiro, spoiler do motor e rabeta foram projetados de acordo com as suas próprias ideias. O tanque, apesar de parecer customizado, também é o original, mas com pintura exclusiva e uma faixa de couro legítimo, envolvendo o bocal de combustível.
Uma das partes mais delicadas de se mexer em uma Café Racer é a suspensão dianteira, que costuma ser rebaixada na mesa. Para aumentar a esportividade, eles utilizaram peças da prateleira da Suzuki, ou seja, componentes da esportiva GSX-R 1000. As rodas são da empresa alemã PVM, os freios da Brembo e os pneus Metzeler Sportec, com medidas 120/70/17 na dianteira e 200/55/17 na traseira.
No escapamento, o antigo 4×1 foi substituído por outro da Cobra, no esquema 4x1x2 com dupla saída em cada lado. Pedaleiras, manetes, manoplas e espelhos são da Rizoma. Os piscas, da Kellermann. Na Bandit “Fat Mile”, o moderno e o retrô se fundem em uma mistura muito agradável.
O resultado animou tanto que a Suzuki da Alemanha está pensando seriamente em exibi-la nas próprias concessionárias ou passar a oferecer um um kit de personalização “Fat Mile Package” aos novos compradores da Bandit. Te cuida, BMW R Nine T!