Se uma BMW R 1200 GS comum já é bastante robusta, uma versão com tração nas duas rodas promete ser de outro patamar. É o que marca Wunderlich afirma ter conseguido fazer, com um produto acionado de forma elétrica.
A empresa alemã desenvolveu para a linha mais recente da big trail o que chama de “caixa de câmbio elétrica”, que fornece cerca de 10 quilowatts (13.6 cv) de potência para a roda dianteira, garantindo “mais propulsão no chão e também fazendo a GS desenhar as curvas da estrada mais rapidamente”.
A energia é produzida durante as frenagens, num sistema semelhante ao famoso Kers, usado na Fórmula 1. Ela recarrega a bateria, fazendo a roda dianteira ser capaz de puxar a motocicleta mesmo com o motor desligado à uma velocidade de até 20 quilômetros por hora. Ajuda em manobras de baixa velocidade e a marcha a ré atinge até 3,2 Km/h.
A Wunderlich diz que o dispositivo não passa de um conceito por enquanto. Mas, é difícil imaginar porque a empresa se daria ao trabalho de desenvolvê-lo sem a intenção de vendê-lo. Entretanto o CEO da marca, Frank Hoffmann apenas aguçou a curiosidade: “queremos mostrar o que está acontecendo e estabelecer normas“, disse em um comunicado à imprensa.