Já imaginou transformar uma típica custom em uma atrevida Café Racer? Foi o que os norte-americanos da Kustom Research fizeram com uma Harley-Davidson Sportster 883 1993, que estava abandonada.
A motocicleta estava há cinco anos nas ruas do estado de Nova York, aguentando “no osso” todas as intempéries do tempo e do clima bastante temperado da região, com verões escaldantes e invernos recheados de muita neve.
Levada para a oficina, os mecânicos começaram a trabalhar desmontando-a completamente. A mesa e suporte para o guidão foram trocados por outros, com um ângulo de cáster de 24º, mais adequados à nova proposta esportiva. A parte traseira também foi substituída por um subchassi feito sob-medida.
Igualmente feito exclusivamente para a motocicleta são o tanque de combustível (com o bocal de Yamaha R1) e a rabeta, que possui apenas uma lanterna circular de led. O assento é de couro e o ruidoso escapamento recebeu fita térmica preta, reforçando o visual monocromático, com quase nenhum cromado.
Mas esse não era apenas um projeto estético. A moto precisava de melhorias na ciclística se quisesse rodar novamente, por isso a empresa sediada em Buffalo providenciou garfos da Kawasaki ZX-6 e novos amortecedores traseiros a gás da RFY. As rodas, de tamanhos diferentes, são de uma ZX-7 1990 na frente e de uma Harley-Davidson Dyna atrás. Os freios são Tokico.
O motor, como era de se esperar precisou de cuidados especiais. Todas as juntas foram substituídas e as tampas receberam um jato de areia para serem repintadas. O carburador foi praticamente reconstruído nas especificações originais. O grande filtro de ar foi substituído por outro da S&S, mais esbelto. Renascida, a 883 recebeu o apropriado nome de “Killer Cafe” e está pronta para causar impacto nas ruas novamente.