Por muito pouco Diogo Moreira não venceu a sua primeira corrida de Moto2 em Aragão, na Espanha. O brasileiro cruzou a linha de chegada apenas 3 milésimos atrás de Deniz Öncü, que tornou-se o primeiro piloto turco a vencer na categoria.
Moreira já havia mostrado que estava em forma para essa corrida depois de garantir a sua primeira pole position na Moto2 ontem (7), superando Barry Baltus e o próprio Öncü. Depois que o líder do campeonato Manuel Gonzalez caiu e ficou apenas em 18ª, a vitória claramente seria de um deles.
Na largada, Öncü arrancou muito bem, ultrapassando Moreira e Baltus para ficar com a liderança. Vice-líder do campeonato, Aron Canet, que havia largado em quarto, então lançou seu ataque aos três primeiros na terceira volta, ultrapassando Moreira agressivamente.
Enquanto isso, Baltus e Öncü duelavam pela liderança. Baltus conseguiu assumir a liderança antes de Canet ultrapassar Öncü. Mas o espanhol só ficou ali até a nona volta, quando o turco deu o troco. Moreira acompanhava e os quatro duelavam pela vitória.
Na metade da corrida, Moreira começou a aumentar o seu ritmo e ultrapassou Canet. Mais atrás, Atrás deles, Alonso Lopez, Filip Salac e Senna Agius estavam bem próximos – antes de Salac assumir o quinto lugar. Manuel Gonzalez já vinha em oitavo.
Öncü então retornou à liderança na volta 13 estabelecendo uma volta mais rápida do que a outra. Moreira fez o mesmo e ultrapassou o belga a quatro voltas do fim. Mais atrás, Canet, em quarto, era ameaçado por Senna Agius, agora em quinto.
Moreira acelerou forte, fez a volta mais rápida da corrida na penúltima passagem e conseguiu ultrapassar Öncü antes da última volta. Mas o turco não desistiu e permaneceu colado. Na última curva, ele saiu mais rápido e conseguiu recuperar a liderança na linha de chegada, apenas três milésimos a frente.
Foi a primeira vitória de Öncü e da Turquia na Moto2, nessa que também foi a chegada mais apertada da história da Classe Intermediária do Motociclismo. Barry Baltus cruzou em terceiro com Senna Agius e Filip Salac deixando Canet para trás nas últimas voltas.
Manuel Gonzalez fez uma corrida de recuperação impressionante para chegar em nono. O espanhol conseguiu minimizar os danos de um fim de semana difícil e manter a liderança do Campeonato Mundial sobre Canet. Os dois agora dividem a liderança com 118 pontos.
Após esse incrível final de semana, Moreira avançou duas posições e agora é o terceiro com 90 pontos, não muito atrás dos líderes e ainda restando muitas etapas para o final do ano. Ao contrário da MotoGP, a disputa na Moto2 permanece em aberto.
GP de Aragão de Moto2 – Classificação Final
01.Deniz Öncü (TUR), Kalex, 19 voltas em 35:12.600 min
02.Diogo Moreira (BRA), Kalex, +0,003 seg
03.Barry Baltus (BEL), Kalex, +1,949
04.Senna Agius (AUS), Kalex, +5,196
05.Filip Salac (CZH), Boscoscuro, +5,926
06.Aron Canet (ESP), Kalex, +6.275
07.Joe Roberts (EUA), Kalex, +9.192
08.Marcos Ramirez (ESP), Kalex, +9.252
09.Manuel Gonzalez (ESP), Kalex, +9.296
10.Alonso Lopez (ESP), Boscoscuro, +12.144
11.Izan Guevara (ESP), Boscoscuro, +14.601
12.Albert Arenas (ESP), Kalex, +15.442
13.Jake Dixon (GBR), Boscoscuro, +15.601
14.Ivan Ortola (ESP), Boscoscuro, +17.549
15.David Munoz (ESP), Kalex, +17.601
Não completaram
– Dani Holgado (E), Kalex, 19 voltas atrás
– David Alonso (CO), Kalex, 19 voltas atrás
– Darryn Binder (ZA), Kalex, 14 voltas atrás