Fabio Quartararo assegurou hoje (26) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, no circuito de Jerez. O francês da Yamaha superou Marc Márquez e Pecco Bagnaia, que dividem com ele a primeira fila.
Quartararo (Yamaha) já havia mostrado sinais de força nos treinos de ontem (25), quando andou sempre entre os primeiros. Nos últimos tempos, contudo, tornou-se comum o francês ficar para trás na hora da qualificação definitiva. Dessa vez foi diferente.
Mas antes do Q2 começar aconteceu o Q1. E nessa fase também chamada de repescagem, porque decide as duas últimas vagas para o Q2, os mais velozes foram Marco Bezzecchi (Aprilia) e Maverick Viñales (KTM), outro que também vem bem veloz, desde o GP do Catar.
Quando o Q2 começou, Marc Márquez cravou 1min35s643, novo recorde da pista, e mostrando que seria um adversário difícil de bater. Atrás dele vinha seu irmão Alex Márquez (Gresini Ducati), o mais rápido da sexta-feira, Quartararo e Vinãles.
Franco Morbidelli (VR46 Ducati) também apareceu na disputa entrando na casa de 1min35s e mostrando-se imperturbável após uma queda sofrida no segundo treino livre (FP2). Enquanto isso, Pecco Bagnaia (Ducati), como sempre, vinha sendo discreto, apenas na quinta posição.
Após uma pequena pausa para a troca de pneus e uma última regulagem, os 12 pilotos partiram para o ataque final separados por 0,9 segundos a cinco minutos do final. A primeira melhora veio de Bagnaia, que pulou logo para segundo. Mas o tiroteio estava apenas começando.
Mas o show foi de Fabio Quartararo. O campeão de 2021 primeiro deslocou Bagnaia e depois Marc Márquez em apenas 33 milésimos para conquistar a pole position para Jerez, a 17ª de sua carreira. De brinde, ainda ficou com o recorde da pista.
Quartararo terá a poderosa dupla da Ducati ao seu lado na primeira fila, Márquez e Bagnaia. A segunda fileira conta com Alex Márquez, à frente de Morbidelli e do ameaçador Viñales, pelo segundo GP consecutivo, a KTM mais rápida, deixando os badalados Brad Binder e Pedro Acosta para trás.
O estreante Fermin Aldguer (Gresini Ducati) também brilhou ao colocar-se na sétima posição, à frente de Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) e do melhor piloto da Honda, Joan Mir. Johann Zarco (LCR-Honda), Marco Bezzecchi e Pedro Acosta completaram os 12 primeiros.
GP da Espanha – Grid de Largada
1.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, 1:35.610 min
2.Marc Márquez (ESP), Ducati, +0,033 seg
3.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, +0,145
4.Alex Márquez (ESP), Ducati, +0,148
5.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,218
6.Maverick Viñales (ESP), KTM, +0,242
7.Fermin Aldeguer (ESP), Ducati, +0,368
8.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +0,444
9.Joan Mir (ESP), Honda, +0,551
10.Johann Zarco (FRA), Honda, +0,597
11.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, +0,607
12.Pedro Costa (ESP), KTM, +0,730
13.Brad Binder (ZA), KTM
14.Jack Miller (AUS), Yamaha
15.Ai Ogura (JAP), Aprilia
16.Luca Marini (ITA), Honda
17.Raúl Fernández (ESP), Aprilia
18.Enea Bastianini (ITA), KTM
19.Alex Espargaro (ESP), Honda
20.Augusto Fernandez (ESP), Yamaha
21.Somkiat Chantra (TAI), Honda
22.Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia
23.Alex Rins (ESP), Yamaha