Apesar de ter perdido o duelo com Marc Márquez durante o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP no último domingo (15), Fábio Quartararo adorou cada segundo da corrida. O francês disse que a disputa contra o heptacampeão foi o melhor momento de sua vida.
Quartararo, que havia conquistado a terceira posição no grid de largada, assumiu a ponta na largada e permaneceu lá até a última volta da corrida, quando Márquez o ultrapassou para vencer a prova com menos de um segundo de vantagem para o jovem francês.
“Foi uma corrida muito difícil e eu sabia que ele tentaria fazer alguma coisa na última volta“, disse Quartararo. “Você sabe que quando você tem 0s2 com Márquez por 20 voltas, não é fácil e, no final, não cometi grandes erros, às vezes perdia o ápice da curva. Mas o bom foi que ele me ultrapassou na primeira curva e conseguimos ultrapassá-lo na curva 4 e estávamos lutando pela vitória até o último momento. Hoje foi o melhor momento da minha vida e espero ter mais bons momentos como este durante esta temporada.”
Márquez foi o único piloto que conseguiu acompanhar Quartararo. O terceiro colocado Maverick Viñales chegou 1s6 atrás da dupla e Valentino Rossi ficou em quarto a mais de 12 segundos do líder. Para o piloto da Petronas Yamaha foi um sinal de que está aprendendo a cuidar dos pneus e gerenciar a corrida.
“Ele [Márquez] tinha melhor aderência no final de um lado de seus pneus, mas eu tinha uma vantagem no lado direito, o que é algo para se orgulhar, porque significa que estou aprendendo a gerenciá-los“, revelou Quartararo. “Dei tudo de mim, mas Marc tem mais experiência nas batalhas de última volta e hoje ele conseguiu usar tudo. É a primeira vez que consigo lutar com ele e ser capaz de lutar com um sete vezes campeão mundial, é o melhor momento da minha carreira até agora“, conclui.
Foi o quarto pódio de Quartararo na temporada, que o colocou em sétimo no campeonato com 112 pontos, apenas 17 atrás de Rossi. No entanto, o francês lidera entre as equipes independentes, 11 pontos a frente de Jack Miller (Pramac-Ducati), oitavo na classificação geral.