Apesar de ter chegado apenas na sétima posição no GP dos EUA de MotoGP no último domingo (10), Fabio Quartararo diz que gostou muito da corrida, especialmente da disputa com Marc Márquez.
Assim como acontecera nas três primeiras corridas do ano, Quartararo (Yamaha) não conseguiu fazer a diferença no Circuito das Américas, no Texas. O campeão mundial de 2021 classificou-se apenas na sexta posição no grid e durante a prova precisou brigar muito no meio do pelotão.
“No início da corrida foi um pouco como na Argentina, faltou aderência, especialmente em comparação com os outros. Mas acho que me defendi muito bem“, disse Quartararo ao Speedweek. “Mas foi mais difícil no começo porque todos estão mais próximos e infelizmente perdíamos um pouco [de velocidade] na reta. No dia em que eu tiver mais potência, o resultado será muito melhor.“
Mas apesar do resultado modesto, Quartararo saiu feliz de Austin, porque diz que aprendeu muito durante o fim de semana e gostou bastante do duelo com Marc Márquez (Repsol Honda) pela sexta posição. O francês acha que o espanhol vai disputar o título esse ano.
“Fizemos uma corrida muito boa, gostei da luta com Marc, mesmo que tenha sido apenas pelo sexto lugar. Acho que Marc será um candidato ao título e estou fazendo o meu melhor para ser também. E teremos mais situações como essa. Você sempre tem que aprender coisas novas quando pode – e sempre aprende atrás de um oito vezes campeão mundial“, garantiu Quartararo.
Agora, a temporada 2022 começa sua turnê pela Europa, como GP de Portugal no Autódromo Internacional do Algarve em 24 de abril. No ano passado, Quartararo venceu a primeira corrida, mas caiu na segunda, realizada em novembro. O francês, no entanto, está mais esperançoso para o GP da Espanha, em Jerez.
“Eu diria que Portimão é uma boa pista, mas não a melhor“, disse o piloto de fábrica da Yamaha. “É muito dependente da largada, quando você está na frente e consegue manter o ritmo, é ótimo. Mas na segunda corrida do ano passado fiquei preso atrás da Ducati e não consegui ultrapassar. Mas se você está na frente ou no top 3, então você pode gerenciar isso e trazer um resultado muito bom. Jerez será uma boa pista para nós.“