Apesar de estar entre os primeiros nos testes coletivos do Catar essa semana, Fabio Quartararo se mostra preocupado com a falta de velocidade de sua Yamaha YZR-M1 nas longas retas de Losail. A Ducati é mais de 10 km/h mais rápida.
Quartararo e Jack Miller dominaram a parte final da sessão de ontem (10). O francês estava na frente àa principio, mas o australiano deu o troco no final, com ambos quebrando o recorde anterior do circuito estabelecido por Marc Márquez em 2019. Maverick Viñales colocou a outra Yamaha na terceira posição.
“Hoje tentamos muitas coisas e demos um grande passo no nosso ritmo nas últimas corridas. Em geral, hoje foi um bom dia“, disse Quartararo. “Posso estar feliz, porque melhoramos a nossa sensibilidade com os pneus usados – e esse era o nosso objetivo. Demos um passo com o ritmo. Temos mais dois dias de testes e estamos prontos para isso. Só quero ficar calmo e continuar trabalhando.“
Como normalmente acontece, a Yamaha destaca-se pelo excelente contorno de curvas, enquanto a Ducati é um verdadeiro míssil nas retas. Agora, no entanto, a diferença está grande demais, de acordo com Quartararo. A Desmosedici mais rápida foi a de Johann Zarco (Pramac), que atingiu 252,4 km/h, 12 km/h mais veloz que a melhor Yamaha.
“Na verdade, esta é uma das pistas onde estou um pouco assustado porque ainda temos de consertar alguns problemas com a moto e não me sinto bem ao ultrapassar os outros”, confessou Quartararo. “Precisamos dar esse passo porque na reta, se houver uma Ducati atrás, ela vai nos engolir. Precisamos encontrar uma solução para ultrapassá-los e tentar fazer a diferença, mas não podemos colocar 20 ou mais cv de potência no motor.” O desenvolvimento do motor está congelado em 2021.
Já acostumado com a falta de velocidade nas retas, Valentino Rossi disse que, na verdade, a diferença diminuiu: “Melhoramos a velocidade máxima, o que é positivo, mesmo que a Ducati ainda seja 10 km/h mais rápida, mas também melhoramos muito”, sublinhou o piloto da Petronas Yamaha, que testou uma nova aerodinâmica.