Fabio Quartararo não está ansioso para o GP de Aragão, que acontece no próximo domingo (12). O francês, que lidera o campeonato com larga vantagem, acha o circuito Motorland o pior do calendário.
Quartararo (Yamaha) vem de uma vitória decisiva no GP da Inglaterra, há duas semanas, o que lhe garantiu uma liderança de 206 pontos, 65 a frente de Joan Mir (Suzuki) o segundo colocado no campeonato. Isso também permite uma posição confortável para o GP de Aragão, onde afirma nunca ter conseguido “ser consistente”.
“Aragão é provavelmente a pior pista do calendário, não para a Yamaha, mas para mim“, admite Quartararo. “Já fui rápido lá antes – consegui a pole position no ano passado – mas nunca fui consistente. Portanto, isso seria uma ótima coisa para corrigir. Quero aprender nessa pista e ser consistente nela também“, reconheceu.
Localizado em Alcañiz, no nordeste da Espanha, o circuito Motorland Aragón foi desenhado por Hermann Tilke, o mesmo que fez muitos autódromos de F1. Com 5.344 metros, longas retas e 18 curvas, algumas bem fechadas, a pista é conhecida por maltratar os pneus, principalmente o traseiro.
“Sabemos que esta é uma pista que não joga com os pontos fortes de nossa moto“, disse Massimo Meregali, chefe da equipe oficial Yamaha. “Dito isso, o circuito de Spielberg (na Áustria) também não e o ritmo de Fabio ainda era competitivo o suficiente para lutar por um pódio lá”, ponderou. “Uma coisa é certa, estamos 100% comprometidos em lutar pelas primeiras posições.”