Apesar de ter ficado a apenas 0s182 do líder, Fabio Quartararo não se mostrou muito satisfeito com o desempenho da Yamaha nos testes de Sepang. O campeão mundial esperava mais da nova moto.
Quartararo completou um total de 61 voltas nos dois dias de teste, a melhor delas em 1’58.313 estabelecida no domingo pela manhã. O francês foi, de longe, a Yamaha mais rápida: o próximo piloto da marca dos diapasões na tabela de tempos combinados é Cal Crutchlow em 21º.
“Estou muito feliz, desde a primeira volta pude usar muito melhor meu estilo natural de pilotagem“, relatou Quartararo. “Infelizmente só fizemos um ‘ataque de tempo’ hoje, tínhamos guardado dois pneus para o final, mas começou a chover Eu poderia ter melhorado muito. Queria ficar abaixo de 1min58 e acho que era possível. Mas estou feliz porque também fui rápido com pneus usados. De manhã fiz 1min59s4 com um pneu com 21 voltas“, destacou.
Após destacar o que gostou, Quartararo não conseguiu esconder uma certa decepção aos jornalistas presentes em Sepang: “Hoje testei um novo chassi e acerto. Não foi realmente um bom dia desse ponto de vista”, confessou. “Para ser honesto, eu esperava muito mais deste teste, mas é assim. Em Mandalika vamos testar mais ou menos as mesmas coisas que temos agora, mas em uma pista diferente. Vamos ver se veremos mais aspectos positivos lá.“
Não é a primeira vez que Quartararo tem se mostrado insatisfeito com o progresso da Yamaha. Nos testes de Jerez, em novembro do ano passado, o francês já havia alertado que a Ducati havia progredido muito mais. Nas retas de Sepang, a máquina italiana foi cerca de 8 km/h mais veloz do que a japonesa.