De acordo com a imprensa italiana, Fabio Quartararo já estaria em negociações com a Aprilia para a temporada 2025. O francês campeão de 2021 está desiludido com a falta de performance da Yamaha, cujo contrato acaba no fim desse ano.
Após se consagrar como primeiro francês campeão na Classe Rainha do motociclismo em 2021, Quartararo não titubeou em renovar com a Yamaha por mais três anos. Mas a fabricante japonesa entrou em uma forte espiral descendente desde então.
Apesar dos evidentes esforços da Yamaha, o GP do Catar, realizado domingo passado (10) mostrou que o caminho ainda é longo, na verdade maior do que antes. “Estamos mais longe dos ponteiros do que nunca“, disse um visivelmente decepcionado Quartararo.
Agora, segundo o site italiano GPone, que tem contatos diretos dentro do paddock de MotoGP (como o influente empresário Carlo Pernat), Quartararo e sua equipe já teriam procurado Massimo Rivola, diretor geral da equipe oficial Aprilia.
A equipe Aprilia de fábrica é vista como a única alternativa competitiva para enfrentar a Ducati e a KTM, ambas já praticamente fechadas com seus respectivos pilotos. Se a lógica se confirmar, a primeira deve contar com Jorge Martin e a segunda com Pedro Acosta.
A Aprilia só venceu até agora com Aleix Espargaró, piloto de 34 anos já na fase final de sua carreira. Maverick Viñales, que veio da Yamaha no final de 2021, ainda não ganhou nenhuma corrida pela marca italiana. O contrato de ambos se encerra ao término de 2024.
De fato, a Aprilia pode se tornar em um pivô nas negociações desse ano. A marca de Noale também pode ser o objetivo de Jorge Martin, caso o espanhol não vá para a equipe oficial como o prometido. Essa semana, falou-se que Marc Márquez estaria na mira dessa vaga.