Fabio Quartararo confessou na conferência de imprensa que abre o GP de Portugal de MotoGP que pensa mesmo em deixar a Yamaha e mudar de equipe em 2025. A Aprilia é a primeira opção.
O francês campeão de 2021, antes de tudo, destacou que aprecia os esforços dos japoneses, mas há muito mais dificuldades do que se imagina no momento e ele quer garantir uma boa posição para si no aquecido mercado da MotoGP que vai se desenrolar nos próximos meses.
“A Yamaha está melhor do que nunca e a mentalidade nas boxes também mudou. Mas ainda não estamos prontos. Estamos trabalhando bem, mas não espero que passemos de 0 a 100 daqui a três meses“, disse Quartararo, que chegou em 11ª no GP do Catar após muito esforço.
“O problema é que se eu melhorar 0,7 segundos, meus oponentes vão andar um segundo mais rápido“, disse o francês sobre o alvo móvel que são seus adversários. “Como sabem, estamos falando com vários fabricantes. Posso dizer que não estou em uma situação ruim no momento.“
Quartararo não citou nomes, mas não é difícil chegar à conclusão de quem está falando. A Ducati está praticamente fechada. Pecco Bagnaia acaba de renovar o seu contrato e a outra moto deve ficar, ou com Enea Bastianini, ou com Jorge Martin ou, no máximo, com Marc Márquez.
A equipe satélite Pramac, vai alinhar com o novato Fermin Aldeguer e provavelmente manterá Franco Morbidelli por mais um ano. Na KTM, Brad Binder está de contrato renovado e seu companheiro deve ser Pedro Acosta. Os austríacos raramente pegam alguém de fora.
A VR46 também serve de trampolim para os pilotos da academia de Valentino Rossi e não está certo de que a equipe terá motos Ducati em 2025, pois ainda pode trocar para o maquinário… Yamaha! Na Gresini, os irmãos Márquez devem ficar a não ser que Marc dê o pulo do gato para o time oficial.
Por outro lado, na Aprilia, o contrato dos dois pilotos, Aleix Espargaró e Maverick Viñales se encerra no fim de 2024. O mesmo vale para a Trackhouse Racing, de Miguel Oliveira e Raul Fernandez. Provavelmente Quartararo entrou na briga por uma dessas quatro vagas.