Sempre tem poucos brasileiros participando do Rali Dakar, especialmente de motocicleta. A explicação para isso é muito simples: custos elevadíssimos. Mas quanto? É o que você descobre nesse vídeo.
Quem nos conta com detalhes quanto custa preparar uma moto para o Rally Dakar é Skyler Howes. O norte-americano, um dos favoritos para o título de 2023 compete com uma Husqvarna FR450 Rally, que nada mais é do que uma KTM com outras cores.
Este clone da KTM (que pertence à Pierer Mobility AG, dona da KTM e GASGAS), utiliza um motor monocilíndrico de 449,3 cm³, cilindrada máxima permitida pelo regulamento atual e rende cerca de 70 cv. O câmbio é de seis marchas e o peso total do conjunto é de apenas 140 kg.
De saída a moto custa 35.000 euros. A torre de navegação, um sistema completo, com suporte em fibra de carbono onde está o Road Book, custa 2.800 euros. É considerada uma das partes mais importantes, pois sem ela o piloto não se acha no meio do deserto.
Competir no Dakar com suspensões de produção não é o bastante para quem está em busca da vitória como Howes. A sua moto está equipada com suspensões específicas de competição da WP e com um acerto específico para o piloto com um preço entre os 6.000 e os 8.000 euros.
Os pneus são trocados a cada etapa. Eles contém um ‘mousse’, uma espuma interna para reduzir risco de esvaziamento repentino. O pneu e essa espuma somam 250 euros por roda. Tendo em conta que o Dakar dura 15 dias: 7.500 euros no total, só para os pneus.
O escapamento também não é convencional. Trata-se de um sistema Akrapovic personalizado, em três partes, inteiramente em titânio, que chega aos 3.000 euros. O chassi e o motor são protegidos por carenagens de carbono inferiores que custam 1.000 euros.
A embreagem é reforçada com peças CNC que melhoram a lubrificação porque utilizam uma placa de encosto perfurada que permitem uma maior passagem de óleo. Os discos (160 euros) são substituídos diariamente o que dá em torno de 2.400 euros no total.
Muitos componentes estão faltando no vídeo, como eletrônica, farol, manetes e suas braçadeiras, normalmente exclusivas, guidão, tanques, transmissão… mas para resumir, com a sua preparação no total os valores chegam a 100.000 euros ou mais.
Outras despesas extras que não são faladas no vídeo são os custos de inscrição, por exemplo. Em 2023 a taxa foi de 16.000 euros, com desconto de 6% caso o piloto tenha participado em mais de dez edições. Cada passagem de avião costuma custar entre 1.000 e 2.000 euros.
Um mecânico costuma custar entre 15.000 euros e apenas uma caravana para dormir e se deslocar custaria 8.000 euros sem incluir a gasolina. No total podemos calcular um valor que gira em torno dos 200.000 euros, ou cerca de R$ 1,1 milhão.