Concebida para celebrar os 90 anos da BMW e ser uma “tela em branco” à customizadores em todo o mundo, a R Nine T segue ganhando releituras capazes de rivalizar com as versões da própria marca alemã. O mais recente exemplo é esse trabalho realizado em Berlim.
Desde o seu lançamento em 2013, a R Nine T já ganhou cinco versões diferentes: Standard, Pure, Racer, Scrambler e Urban G/S. Isso deveria ser suficiente para satisfazer a maioria das pessoas, mas alguns querem uma estética ainda mais exclusiva. E se você tem as habilidades necessárias (e dinheiro), os resultados podem ser espetaculares.
Este trabalho de customização, realizado pela empresa “Berlin’s Urban Motor” a um cliente que queria celebrar o seu 50º aniversário é um exemplo disso. Basicamente, a motocicleta ganhou uma suspensão reforçada e uma roupagem inteiramente nova, como se fosse um novo vestido em uma bela dama. Mas vamos aos detalhes.
Conforme explicou o chefe da loja, Peter Dannenberg, eles sabiam exatamente, desde o início, o que cortar, arrumar e atualizar e também sabiam que a BMW se beneficiaria muito com uma nova e aerodinâmica carroceria. Por isso eles chamaram reforços. Foi quando entrou em cena Marvin Diehl, da KRT Framework.
Foi Diehl quem criou, a partir de blocos de madeira, o novo design interligado do tanque e rabeta, em alumínio na versão definitiva. Também é obra sua a capa do farol e detalhes do painel. O novo design, no entanto, significou que a bomba de combustível precisou ser realocada em um novo lugar.
Na suspensão, eles quiseram trocar as bengalas douradas originais por outras em preto, que utilizando as USD de 46 mm que vem na BMW S1000R. O resto da motocicleta foi completado com partes de diversas marcas diferentes. As pedaleiras, por exemplo, são da Gilles Tooling. Manoplas, piscas, painel, espelhos e pesos de guidão são da Motogadget. Embreagem e cilindro mestre dos freios é HC1.
O belo e negro escapamento foi fornecido pela Speed Products, enquanto que o suporte da placa foi feito pelas próprias mãos de Diehl. Parece que não há lanterna traseira, mas uma oculta fileira de LEDs faz o serviço sem comprometer o visual. O (generoso) assento ficou a cargo da empresa Art Sattlerei Berlin. O resultado final é extremamente coeso e de bom gosto. Melhor que as originais?