À medida que o burburinho continua com o lançamento da Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X, assim como da Harley-Davidson X440, a Royal Enfield tem trabalhado constantemente em seu próprio cronograma de introdução de novos modelos, que devem aparecer nos próximos meses.
Graças a uma improvável combinação de mecânica robusta, design conservador e bom acabamento, a Royal Enfield foi uma das fabricantes que mais cresceram na última década. É claro que a concorrência cresceria o olho cedo ou tarde, o que começou a acontecer nos últimos anos.
A primeira foi a Honda que lançou uma motocicleta especificamente para fazer bonito no mercado indiano, a CB350 H’ness. Nas últimas semanas, após anos de preparações, a Triumph apresentou duas 400cc em parceria com a Bajaj e o mesmo fez a Harley-Davidson com a Hero.
Mas a Royal Enfield já estava preparada para isso. Em 2020, a empresa anglo indiana revelou publicamente pela primeira vez seus planos de lançar um novo modelo a cada trimestre nos anos seguintes. Com isso em mente, o que podemos esperar?
Considerando tudo o que vimos até agora, a Himalayan 450 é a favorita para lançamento até o final do ano. A polivalente, flagship da empresa, deve receber um novo motor com duplo comando e arrefecimento a líquido que desenvolve mais de 40 cv para enfrentar a KTM 390 Adventure.
Esse mesmo motor deve equipar toda uma série de outras motos e uma delas pode ser a Hunter 450. Essa poderia ser uma versão mais esportiva da Hunter 350, já disponível, e que bateria totalmente de frente com a nova Triumph Speed 400.
Também há a linha com motores bicilíndricos de 650cc. Além das gêmeas, Interceptor e Continental GT, esses propulsores já foram vistos em outros protótipos, como o da Interceptor Bear 650, que seria uma versão scrambler e também da Shotgun 650, uma custom.
De acordo com os relatórios mensais de vendas da Eicher Motors, empresa mãe da Royal Enfield, para o primeiro semestre de 2023, a marca comercializou 68.664 motos com 350cc ou menos, um aumento nesse segmento em 36% sobre o mesmo período de 2022.
O mesmo não se aplica às vendas de motos acima de 350cc. Em junho de 2023, a Royal Enfield registrou vendas de apenas 8.445 motos nesse segmento, em comparação com as 11.002 unidades vendidas no mesmo período do ano passado. Isso representa uma queda de 23%.
Mas graças a esse crescimento no segmento de baixa cilindrada, o número total de motos vendidas no primeiro semestre chegou a 77.109 unidades, um crescimento geral de 26% sobre as 61.407 unidades no primeiro semestre do ano passado. É claro que eles ainda vai digerir esses números da melhor forma.