Ao decidir deixar a Honda, Marc Márquez também deixou um problemaço para sua equipe: achar um substituto à altura para 2024, tarefa praticamente impossível. Aqui temos algumas opções para a fabricante japonesa.
Antes de mais nada, a Honda Racing Corporation (HRC) e o piloto escolhido precisam ter uma característica em comum: a paciência. Não há mais dúvidas de que a volta da fabricante ao topo da MotoGP demanda tempo e precisa de um projeto apropriado de longo prazo.
Esta é uma paciência que Márquez não tem, por isso decidiu sair. A Honda, portanto, precisa olhar em outras direções. Não apenas um piloto capaz de vencer, mas que também seja calmo, técnico, analítico e que saiba trabalhar em equipe para detectar os pontos fortes e fracos da moto.
Johann Zarco
A opção mais fácil, sem dúvida, seria promover Johann Zarco, que já assinou um contrato com a HRC para correr na LCR-Team em 2024. Aos 33 anos, o francês bicampeão da Moto2 já percebeu que não vai repetir o feito na MotoGP, por isso já encara a carreira de outra forma.
Ainda rápido, analítico e extremamente regular (algo que a Honda precisa muito), Zarco ainda tem muito a oferecer a uma equipe sem norte. Quase como um Andrea Dovizioso dos tempos atuais. De quebra, seu lugar na LCR poderia ser preenchido por outro piloto da marca, como Iker Lecuona.
Iker Lecuona
Um dos talentos precocemente dispensados da KTM, Iker Lecuona achou refúgio na HRC, mas no Mundial de Superbike. Embora as vitórias e títulos também passem longe por lá, o jovem espanhol de 23 anos vem agradando bastante a cúpula japonesa com o seu empenho.
Tanto é que já substituiu Márquez e Alex Rins nas datas em que não havia conflito com o WorldSBK realizando um trabalho melhor do que o piloto de testes, Stefan Bradl. Outra solução caseira, tanto para a Repsol-Honda, como para a LCR-Honda.
Maverick Viñales
Quando souberam em Tóquio que Márquez não iria continuar, o primeiro nome em que pensaram foi Maverick Viñales. Aos 28 anos, Viñales sabe o caminho das vitórias (quando tudo está a seu favor) e tem se mostrado insatisfeito com a falta de status número 1 na Aprilia.
A proposta de substituir o lendário Marc Márquez, portanto, pode soar bastante tentadora à Viñales. O problema é que o piloto catalão tem contrato com a Aprilia para a temporada de 2024 e a Honda teria que pagar para rescindi-lo, algo que não é do feitio dos japoneses.
Miguel Oliveira
Outro piloto da Aprilia, Miguel Oliveira ingressou na RNF-Racing esse ano com a expectativa de substituir Aleix Espargaró na equipe oficial em 2024. Mas o espanhol está tão bem que isso parece pouco provável a essa altura, já que deve ficar mais um ano.
E ficar mais um ano na pequena RNF-Racing certamente não agrada Oliveira, que pode pegar mais um desvio em sua trajetória, indo para a poderosa HRC. O português de 28 anos já mostrou que sabe vencer e traz um feedback importantíssimo da KTM e da Aprilia para a Honda.
Mas Oliveira, assim como Viñales, tem um acordo com a Aprilia, que certamente vai querer mantê-lo. A diferença é que o contrato do português pode ter uma cláusula de saída, caso seja cortejado por uma equipe de fábrica, como é o caso da HRC.