A fabricante chinesa Qianjiang Motorcycle, popularmente conhecida apenas como QJMotor apresentou a sua investida para o renascido segmento supersport. Com os modelos 701 e 701R, eles esperam duelar com a Yamaha R7.
Poucas fotos e informações foram divulgadas até agora. O que sabemos é que ambas contam com um motor de dois cilindros em linha de 693 cm³ com duplo comando e quatro válvulas por cilindro, que desenvolve 75 cv, o que se constitui em uma vantagem sobre a Yamaha R7, de 72 cv.
Tanto o motor quanto a estrutura tubular de aço apareceram anteriormente nos modelos da QJMotor. Chase 700 e SRK 700, essa um naked esportiva. Para as novas motocicletas 701 e 701R, a plataforma foi envolta em uma carenagem elegante, moderna e atraente. Até um par de asas de carbono (ou que parecem carbono) foram adicionadas.
O pacote eletrônico conta com ignição sem chave, painel TFT e comandos de guidão retroiluminados de série, outro ponto de diferença em relação à Yamaha mais básica. Contudo, a posição de pilotagem é bastante vertical, com clip-ons montados acima do garfo superior e não abaixo.
Ambas apresentam freios Nissin idênticos e a suspensão provavelmente é Marzocchi. Não foram informadas diferenças, mas a 701R, supostamente de especificações mais altas, conta com garfos dourados e um braço oscilante de apenas um lado, que segura um pneu traseiro de largura 190 ao invés do 180 instalado na 701 convencional.
Na cor vermelha, a 701 até lembra uma Ducati Panigale V2 de longe. Mais sofisticada, a 701R combina painéis pretos foscos com destaques em vermelho e um tanque prateado, assim como a Panigale V4 SP2. Há uma diferença no peso. A primeira tem 193 kg líquidos e a segunda, 198 kg. Para comparação, a Yamaha R7 pesa 188 kg.
A Qianjiang Motorcycle é a força motriz por trás da Benelli (marca que é dona) e da Harley-Davidson na sua empreitada no segmento de pequeno deslocamento que está prestes a começar. Preço e disponibilidade dos modelos 701 e 701R não foram anunciados, mas mas provavelmente serão mais baratos que as concorrentes japonesas.