Foram descobertos novos registros de patente da QJ Motor para um novo motor V4 de 1.000 cm³ que pode integrar futuros modelos de motocicletas chinesas e pode acabar em uma Benelli.
O motor apareceu em vários pedidos de patente publicados na China nas últimas semanas. Trata-se de um V4 clássico, com ângulo de inclinação a 90 graus (menos compacto que o propulsor da Ducati e Aprilia, por exemplo), com deslocamento em torno de 1.000 cm³.
A maioria das patentes está relacionada a elementos mundanos do projeto, com os detalhes da árvore de manivelas e o duplo acionamento do trem de válvulas, assim como a alimentação de retorno de óleo do cabeçote e lubrificação da transmissão.
Não é um projeto radical e há algumas semelhanças gerais com o motor da Honda VFR800, embora não pareça ser um mero “clone”. De fato, a própria existência de pedidos de patente mostra que o motor adota ideias que não foram usadas no passado.
Com a introdução de um V4, a QJ atingiria o impressionante feito de ter todos os tipos de motores a combustão possíveis em sua linha de motocicletas. O conglomerado já fabrica monocilíndricos, bicilíndricos em linha, em V, tricilíndricos e quatro em linha, variando de 50cc a 900cc.
Os chineses ainda tem planos de entrar no mercado de superbikes em um futuro próximo. Certamente o motor vai aparecer como “QJ Motor” na China, mas pode ostentar a grife Benelli no ocidente, já que é dona da marca italiana desde 2005.
Há mais de um ano, a Qianjiang também anunciou planos para uma Benelli de quatro cilindros baseada no motor da MV Agusta F4, com quem havia costurado um acordo. Só que esse acordo pode não estar mais valendo, já que Varese agora pertence em 25% ao grupo da KTM, Pierer Mobility AG.
De fato, todas as referências à MV Agusta Lucky Explorer 5.5, irmã gêmea da QJ Motor SRT 500X desapareceram do site da marca. Apenas a Lucky Explorer 9.5, com motor de três cilindros da própria marca de Varese deve seguir para produção.
A existência de um projeto de motor V4 próprio significa que a QJMotor não depende completamente da MV agusta se o acordo entre as duas empresas realmente não seguir a diante. E abre a possibilidade que vejamos a primeira Benelli de grande deslocamento desde o fim da Tornado 1130.