Se você gosta de motão, com motorzão bem grande, deveria olhar com mais carinho para as fabricantes chinesas. Dê uma olhada nesse modelo que a QJ Motor deve lançar em breve, uma superbike com motor de 800cc e quatro cilindros em linha.
Uma das maiores fabricantes de motos da China, a Qianjiang está crescendo a olhos vistos, não apenas em volume de produção, mas também em qualidade. Não é por acaso que a Harley-Davidson os escolheu como parceiros para a produção dos novos modelos asiáticos, X350 e X500.
As ambições na área de superesportivas com carenagem completa e motores de quatro cilindros são particularmente impressionantes. Recentemente eles apresentaram a SRK 600 RR e já surgiram fotos de uma SRK 1000RR, com base técnica derivada da MV Agusta F4.
De acordo com a imprensa chinesa, a SRK 800 RR é fortemente inspirada na Honda CBR 650R, com um motor de quatro cilindros em linha com os mesmos furos de cilindro, ou seja, 67 milímetros cada, mas o curso do pistão aumentado em quase 10 mm cada.
Isso resultou em 778 cm³ de capacidade e uma potência máxima em torno de 102 cv, cerca de oito a mais que a Honda CBR 650R. O peso, pronto para rodar e com o tanque cheio, é de 207 kg. O entre-eixos, de 1.450 milímetros, é idêntico ao da moto japonesa.
Pelas fotos, a SRK 800 RR presumivelmente virá com garfos invertidos Marzocchi e duas pinças de freio de quatro pistões da Brembo, aparafusadas radialmente. As rodas têm as medidas padrão, 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira.
O que salta a vista, no entanto é o design da carroceria, bem mais agressivo que da Honda CBR650R, cujo propósito é ser uma esportiva de uso urbano. Já a SRK 800 RR conta até com asas aerodinâmicas, instaladas mais para fins estéticos do que de downforce.
Enquanto o big four – leia-se Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki – parece estar em outra vibe, mais preocupado no futuro sem gasolina que se aproxima, as chinesas aproveitam o aqui e agora para se destacar nesse tipo de nicho de mercado deixados pelas japonesas para trás.
As parcerias firmadas com as empresas ocidentais parecem ter sanado os grandes problemas de qualidade que afetavam as fabricantes chinesas nas décadas passadas. Agora, de posse do know how necessário, somado à enorme capacidade produtiva, elas querem ganhar o mundo.
Proprietária da Benelli desde 2005, não é difícil ver a SRK 800 RR ganhando duas versões: uma para o mercado asiático e outra, com um design Made in Italy para cativar o ocidente. De qualquer forma, a moto parece pronta para entrar em produção e o lançamento deve acontecer no fim do ano.