Uma das poucas coisas que não mudaram na Repsol Honda para 2024 foi o diretor da equipe, Alberto Puig. Apontado como um dos responsáveis pelo declínio do time, o ex-piloto não mediu esforços para fazer a moto evoluir.
Durante a sua conversa com a imprensa espanhola na apresentação da equipe Repsol Honda hoje (13) em Madri, Puig admitiu que a HRC precisava de uma nova direção, que a motocicleta parte de um novo conceito e que muitas coisas foram refeitas em pouco tempo.
“A fábrica teve que redesenhar um pouco tudo porque havia questões importantes para melhorar, de peso e de potência“, disse Puig. “Para se ter uma ideia, para tirar peso da moto é preciso redesenhar muitas peças, foi muito exaustivo e em pouco tempo. Ao nível do motor não foi feito um bloco completamente novo, mas foi redesenhado por dentro, o que também é muito difícil. As vezes é mais fácil fazer um motor novo do zero do que um que você já temos e melhorá-lo.“
“Nessa competição você nunca está feliz, você sempre quer melhorar porque sempre vai aparecer alguém que vai fazer melhor, então você passa o dia todo tentando chegar ao limite de tudo” continuou Puig. Temos entusiasmo e motivação, temos dois jovens pilotos que vão lutar muito”.
Embora, os pilotos Luca Marini, Johann Zarco e Takaaki Nakagami ainda tenham ficado para trás nos Testes de Sepang, Joan Mir mostrou o progresso que foi alcançado melhorando em mais de um segundo o tempo que fez no GP da Malásia realizado em novembro. Tempo este que lhe daria a pole position na ocasião.
“Tivemos duas ou três coisas muito importantes que melhoramos na moto e que podiam ser colocadas em pista. Os pilotos testaram as motos, viram diferenças em relação a Valência. Temos muitas coisas melhorar, mas o passo que demos foi interessante“, disse Puig. “Este é o protótipo que temos agora, durante a temporada vamos evoluí-lo. Provavelmente a partir desta moto que veremos em outubro, haverá algumas evoluções importantes que precisamos.“
Por fim, Puig comentou sobre a regra das concessões, que permite mais liberdade para testes e que a Honda vai se beneficiar pela primeira vez: “vamos tentar aproveitar bem as concessões para regressar às posições que realmente nos importam numa equipe como a Repsol Honda que venceu tantos campeonatos.“