Para Alberto Puig, o que fez com que Marc Márquez chegasse às férias de verão com tanta vantagem no campeonato não foram os erros da Yamaha ou a melhora da Honda e sim uma mudança na mentalidade do piloto espanhol.
Puig foi o primeiro piloto espanhol a vencer uma corrida caseira, o Grande Prêmio da Espanha de 1995. Essa, também foi a sua única vitória na classe 500cc. Hoje trabalha na Honda e conhece de perto Márquez e Dani Pedrosa.
“Marc deu um passo em frente ao compreender que não se pode estar sempre no limite. Ele amadureceu muito, porque se corresse esse ano como na temporada passada, ele já teria caído três ou quatro vezes. Isso mostra que esta é a estratégia correta.” (Alberto Puig)
Mas Puig também teceu elogios aos pilotos da Yamaha, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi. O dirigente acredita que o piloto espanhol vai dar a volta por cima: “Obviamente, ele pode ter altos e baixos. Ele ainda precisa entender a moto, especialmente a dianteira e algumas circunstâncias podem afetá-lo“, opinou.
Sobre Rossi, Puig foi enfático ao dizer que o eneacampeão italiano está conseguindo algo sem precedentes na história: “o que ele está alcançando é indescritível, é para além de qualquer raciocínio lógico, mas ele consegue ficando 24 horas por dia pensando em como ganhar“, analisou.