Embora tenha sido completamente atualizada há apenas dois anos, a Honda GL1800 Gold Wing está de fora da grande inovação do momento, o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares. A marca japonesa, no entanto, já planeja introduzir a novidade nos próximos modelos da cruiser.
Esses registros de patente revelam detalhes bem específicos dos desafios de montar o sistema na Gold Wing, ao invés do próprio sistema, sugerindo que o projeto em si não é da Honda. A tecnologia introduzida no último mês nas novas Ducati Multistrada V4 e BMW R1250RT foi desenvolvida pela Bosch.
Já bastante familiar entre os carros de luxo, os controles de cruzeiro adaptativos utilizam câmeras e radares que medem a distância para os objetos que vão à sua frente e enviam os dados para a central do veículo a fim de manter uma distância constante. Os componentes na traseira visam alertar o condutor de perigos se aproximando.
Leia também
Honda pode estar planejando uma versão crossover da África Twin
Honda trabalha em piloto automático (total) para motocicletas
Honda apresenta nova Rebel 1100 com o mesmo motor da África Twin
Enquanto nos carros os radares são posicionados atrás de seções planas de grades ou pára-choques, as motos – até agora – possuem unidades completamente expostas indicando que eles ainda trabalham para encontrar soluções para o problema que a Honda está abordando.
Embora o radar possa “ver” através de alguns materiais como o plástico, a superfície precisa ser relativamente lisa e plana para garantir que não interrompa as ondas. Felizmente para a Honda, a dianteira da Goldwing é bastante ampla e plana, o que não dificulta a tarefa de posicionar o equipamento logo atrás do conjunto óptico.
A Honda já negociou com a Bosch o fornecimento de radares para alguns de seus carros, então pode muito bem acabar usando os mesmos componentes na Gold Wing. 2022 pode ser uma data de lançamento viável para esse modelo. Porém, se os japoneses partirem para um projeto próprio e sob medida, a apresentação pode levar mais tempo.