A Honda tem mais planos com o motor da CRF 1100L Africa Twin. Esses registros de patente revelam que o bicilíndrico está em uma nova CB1100 retrô que deve ser apresentada nos próximos anos.
A marca japonesa apresentou nos últimos meses, a última edição da CB1100EX, uma maravilhosa tetracilíndrica retrô disponível apenas em alguns mercados, mas que está lamentavelmente se despedindo por não mais se enquadrar aos limites de emissões de poluentes atuais.
Em seu lugar eles estão desenvolvendo esse projeto, uma nova CB1100 que aproveita o motor atual da CRF 1100L África Twin, um dois cilindros em linha que foi aumentado em 2019 para 1.084 cm³ e que agora está rendendo aproximadamente 100 cv e 10,6 kgf.m.
Bastante moderno e já completamente nos conformes do Euro5, o motor da Africa Twin vem sendo aproveitado em uma série de modelos diferentes. Um deles é a NT1100, crossover apresentada no mês passado e que mira os viajantes que preferem ficar no asfalto com maior nível de conforto.
O chassi é derivado da Rebel 1100, outra motocicleta com o motor da Africa Twin. A seção dianteira, que envolve a mesa de direção, é virtualmente idêntica. As diferenças estão no subchassi traseiro (foto abaixo), que foi levantado para se adequar à proposta do novo modelo.
No segmento retrô, motos de dois cilindros são bem aceitas, vide a quantidade de ofertas no mercado internacional, como Kawasaki W800, Triumph Bonneville e Ducati Scrambler. É com elas que a nova CB1100 deve duelar, deixando a Z900RS como a única tetracilíndrica retrô disponível.